13 de outubro

Josefina Vannini: brasileiro comenta milagre que levou à canonização

Arno Klauck, mestre de obras de Sinop (MT), caiu do terceiro andar quando colocava vigas de madeira

Denise Claro
Da redação, com colaboração de Malu Sousa

Josefina Vannini, fundadora das Filhas de São Camilo./ Foto: Site Oficial

Neste domingo, 13, juntamente com Irmã Dulce, mais quatro santos serão canonizados. Entre eles está a religiosa Josefina Vannini, nascida em Roma, em 1859, que se tornou a fundadora da Congregação de Filhas de São Camilo.

O milagre que a levou à canonização refere-se ao brasileiro Arno Klauck, mestre de obras de Sinop (MT), que caiu do terceiro andar enquanto colocava vigas de madeira.

Klauck conta que o acidente aconteceu numa segunda-feira de carnaval. Ele estava trabalhando no prédio onde hoje é a casa de idosos da cidade, quando lhe foi pedido que tampasse dois fossos. Ao colocar a madeira, que era menor do que o buraco, ele caiu junto com a madeira. Enquanto caía, invocou a intercessão da religiosa, salvando-se, milagrosamente, com apenas alguns hematomas:

“Eu caí lá embaixo, dentro do fosso cheio de material, ao lado das vigas. Quando cheguei no hospital, os médicos fizeram vários exames, porque era impossível ter caído de uma altura dessas e não ter quebrado nada. Foi um milagre da Madre Vannini, na hora só me lembrei dela, porque aquela obra era dela.”

Congregação das Filhas de São Camilo

A Congregação das Filhas de São Camilo, fundada por Madre Vannini, chegou ao Brasil em junho de 1946, em São Paulo. O grupo de irmãs assumiu na época o Hospital da Cruz Azul, onde realizaram os primeiros trabalhos.

Ir. Maria das Dores Muniz é da Congregação e está a caminho de Roma para participar da canonização de sua fundadora:

“Para mim é um momento de agradecimento a Deus. A madre sempre teve um desejo muito grande do cuidado, e ela é este exemplo de amor aos mais debilitados, principalmente os enfermos. É mais uma santa que intercede junto a Deus por nós, não só por nós, suas filhas, mas uma santa da Igreja toda.”

Ir. Francisca Aparecida, também Filha de São Camilo, afirma que o carisma camiliano é atualizado de muitas formas:

“Nosso carisma é um carisma vastíssimo, pois são inúmeras as doenças, físicas e espirituais. Também fazemos um trabalho de prevenção. Cuidamos das crianças, dos idosos, não só na saúde, mas também na educação. Habilitamos outros para serem cuidadores também. Agradeço muito a Deus por ter recebido este dom de Deus.”

Padre Mário Adorno atua na Diocese de São João da Boa Vista e testemunha os frutos da missão da obra fundada por Madre Vannini:

“A presença das Irmãs Camilianas aqui cuidando dos hospitais, da educação, e todo o trabalho de caridade é muito significativo. Conheço as irmãs e o trabalho que elas realizam. A santidade é a vivência de um ideal, acontece quando Deus encontra espaço nos corações que se abrem ao amor ao próximo, aos doentes, aos enfermos.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo