A IV Marcha dos Imigrantes acontece neste domingo, 13 de dezembro, em São Paulo.
O movimento atua em favor de direitos, respeito e legislações justas e inclusivas. Embora algumas batalhas tenham sido vencidas, os imigrantes ainda têm um longo caminho a ser percorrido na luta contra a discriminação e na busca por condições justas de trabalho e de vida.
Ao mesmo tempo que reconhece as conquistas obtidas pelos imigrantes, a Marcha também convoca todas as pessoas a promover o acesso a garantia de direitos, enfatizando a necessidade de se dar visibilidade a esta população.
A manifestação reivindicará uma nova lei de imigração justa, solidária e contextualizada com a conjuntura sul-americana; não discriminação e criminalização das pessoas migrantes; a integração dos povos; o direito ao voto; cidadania sul-americana com livre trânsito, residência e direito a permanência; acesso ao trabalho digno e políticas de regularização das microempresas, entre outras medidas.
Os lemas da IV Marcha são:
– Por uma nova lei de imigração justa, solidária e contextualizada com a conjuntura sulamericana;
– Pela ratificação da Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os
Trabalhadores Migrantes e seus Familiares;
– Por uma cidadania sul-americana com livre trânsito, residência e direito a permanência;
– Pela não discriminação e criminalização das pessoas migrantes;
– Pelo acesso ao trabalho decente e políticas de fomento a regulamentação das microempresas;
– Pelo direito ao voto;
– Pelo acesso à justiça gratuita e às políticas públicas;
– Pelo cumprimento dos acordos políticos em matéria de migração em âmbito bilateral e
multilateral;
– Pelo respeito a expectativa de direito de residência permanente por parte de milhares de
imigrantes bolivianos beneficiados pelo Acordo de Regularização Migratória Brasil-
Bolívia;
– Pela integração dos Povos.
Melhores informações sobre a Marcha podem ser obtidas através do Centro de Apoio ao Migrante (Cami), pelo telefone (11) 2694-5428 ou pelo email secretaria.cami@terra.com.br.
O site é o www.marchadosimigrantes.com.br.
Saiba mais
A marcha faz parte das atividades de celebração do Dia Internacional do Imigrante, que será comemorado no próximo dia 18. A data é comemorada desde 18 de dezembro de 1990, dia em que a ONU adotou a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e seus Familiares. A partir daquela data, os movimentos de imigrantes realizam atividades para lembrar as antigas conquistas e reivindicar novas.
Após o I Fórum Social Mundial das Migrações, realizado em 2005, as organizações de imigrantes e as instituições que os apóiam assumiram com mais ardor o compromisso de fazer do dia 18 de dezembro um marco na luta pela integração dos imigrantes.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com