Acesse
.: Veja galeria de fotos da beatificação no Flickr
.: Página especial sobre a beatificação de Irmã Dulce
.: Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa
Segundo o coordenador da comissão organizadora da cerimônia, padre Manoel Filho, foram mais de oito meses de planejamento para que tudo dê certo amanhã. “Tudo está praticamente pronto e o tempo está ajudando, graças a Deus. Hoje estamos fechando os últimos detalhes e o pessoal da Liturgia está ensaiando a entrada na Missa. Toda a cidade está envolvida, essa celebração é muito importante para nós brasileiros”, ressaltou o sacerdote, que também esteve à frente do evento de beatificação de Irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007.
Programada para começar às 14h, a agenda festiva da beatificação será aberta com a exibição do espetáculo ‘Nasce uma Flor’, apresentação que irá contar, em forma de dança, música e teatro, passagens memoráveis da trajetória de vida de Irmã Dulce. Além disso, a cerimônia ainda vai contar com um coral de mais de 200 vozes, banda instrumental da Polícia Militar da capital baiana e procissão.
Dom Geraldo Majella, que será o representante do Papa Bento XVI no evento, acredita que a cerimônia será linda e emocionante. “O povo esperou muito e quis participar bem de perto da realização deste evento. Espero que os que venham imitem o exemplo de Irmã Dulce. É uma oportunidade para vermos que o que aconteceu com ela pode acontecer com todos nós”, explicou.
O arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, também deseja o mesmo que seu companheiro de episcopado. “Vamos levar muito tempo para tomar consciência da importância deste fato. Alguém que viveu conosco, andou na nossa rua, curou os nossos doentes e está viva na nossa memória vai ser modelo de santidade. Que todos nós sigamos o exemplo dessa irmãzinha, que não era rica nem tinha o dom da oratória, mas que seguiu a vontade de Deus. É um incentivo à santidade, mostra que ela está mais perto de nós do que imaginamos”, completou.
Infraestrutura
Junto aos preparativos da celebração, está o apoio do governo estadual na área de segurança pública, a partir da atuação da Polícia Militar no desenvolvimento de um plano operacional para a organização do encontro. A saúde também ganhou uma atenção especial, com a presença, através da Prefeitura de Salvador, de posto médico, além de veículos de urgência e emergência da Samu.
O atendimento terá ainda o reforço do Corpo de Bombeiros e de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce. Haverá também vagas para ônibus, estacionamento pago com capacidade para 3 mil veículos de passeio, sanitários químicos, lanchonetes, entre outras estruturas. A entrada do público no local será feita via Avenida Paralela, a partir da apresentação de ingressos que foram distribuídos gratuitamente no começo deste mês.
Cenário arquitetônico
Planejado pelo arquiteto João Martins, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o palco do evento será um destaque à parte. Com dois grandes pórticos, os quais vistos de cima formam a figura de uma cruz, o altar contará com uma grande arquibancada, além de um painel com a imagem oficial da Bem-aventurada, o qual será descerrado em momento especial da celebração.
Veja slide de fotos dos últimos preparativos
Leia mais
.: Veja a cronologia dos trabalhos sociais de Irmã Dulce
.: Saiba qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil