Expectativa

Comissão divulga programa da beatificação de Irmã Dulce

A Igreja Católica na Bahia se prepara para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, marcada para o dia 22 de maio, em Salvador.

Nesta quinta-feira, 17, a comissão organizadora divulgou a programação para os dias de festividade e a Celebração no Parque de Exposições da capital baiana.

Entre as atrações para o dia da cerimônia de beatificação, está a exibição de um espetáculo que contará a trajetória de vida de Irmã Dulce, também chamada de “o Anjo Bom do Brasil”. À frente da apresentação artística, que reunirá dança, música e teatro, estarão 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID localizado no município de Simões Filho.

Após a apresentação, terá início às 17h, a celebração canônica com uma Missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.

O acesso à Solenidade será feita por ingressos que devem ser retirados, gratuitamente, nas paróquias, na sede das Obras Sociais e na Rádio Excelsior, em período a ser divulgado na mídia. U

As caravanas do interior e outros estados devem entrar em contato com a central de atendimento, para devidas orientações. A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, através do telefone 0800-284-52-84 e do e-mail: cerimonial@irmadulce.org.br.

Leia mais

.: Milagre por intercessão de Irmã Dulce é reconhecido pela Igreja

.: Conheça mais detalhes sobre a exumação do corpo de Irmã Dulce
.: Relíquias de Irmã Dulce serão expostas aos fiéis pela última vez
.: Papa reconhece virtudes heróicas de Irmã Dulce

Infra-estrutura do evento

O Altar foi planejado pelo arquiteto João Martins, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e pretende favorecer a visibilidade de todos os momentos da cerimônia. A estrutura conta com dois grandes pórticos que, vistos de cima, formam a figura de uma cruz, e terá uma arquibancada para um coral de 300 pessoas, além de um painel com a imagem oficial da Bem-aventurada.

O local, com capacidade prevista para 60 mil pessoas, terá vagas para ônibus, estacionamento pago para veículos de passeio, sanitários e estrutura de segurança.

Vigília e carreata

A programação festiva da beatificação terá início um dia antes do evento principal, com a realização, no sábado – 21 de maio, às 16h, de uma Missa no Santuário de Irmã Dulce – Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma. Após a Celebração, começará então uma vigília que se estenderá até a manhã do dia seguinte.

A agenda comemorativa continua ainda no dia 24, às 8h30, com uma Missa de agradecimento pela beatificação – também na Igreja da Imaculada –, seguida de uma carreata com a imagem da Bem-aventurada pelos principais locais onde ela atuou. Já no dia 26 de maio, às 9h, acontecerá uma nova celebração, desta vez no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho. A programação se encerra no dia 28 de maio, às 8h30, com uma Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma.

Programação

21 de maio – sábado

16h – Missa no Santuário de Irmã Dulce (Largo de Roma), seguida de vigília

22 de maio – domingo

Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce
Local: Parque de Exposições de Salvador

12h – Abertura dos portões

14h – Apresentação artística sobre a vida e obra de Irmã Dulce

17h – Missa de Beatificação

24 de maio – terça-feira

8h30 – Missa de agradecimento pela beatificação, no santuário de Irmã Dulce, seguida de carreata com a imagem da Bem-aventurada.

26 de maio – quinta-feira

9h – Missa no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho

28 de maio – sábado

8h30 – Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce

Assista reportagem de Rosalvo Nogueira com mais detalhes sobre os preparativos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo