IPCA

IPCA de junho repete alta de 0,28% registrada em maio

A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) manteve o ritmo do mês anterior e repetiu a alta de 0,28 por cento em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O dado ficou levemente abaixo da mediana das estimativas apresentadas por analistas consultados pela Reuters, que indicava uma alta de 0,29 por cento para maio. Os prognósticos oscilaram de 0,24 a 0,38 por cento.

O IPCA acumulou alta de 2,08 por cento no primeiro semestre e de 3,69 por cento nos últimos 12 meses. No primeiro semestre de 2006, a alta foi de 1,54 por cento

Alimentação e bebidas

O grupo Alimentação e Bebidas foi o maio responsável pela alta do IPCA de junho, representando 82 por cento do índice. De acordo com dados do IBGE, os preços deste grupo subiram 1,09 por cento, enquanto que no mês anteior havia registrado alta de 0,16 por cento.

A maior contribuição individual do grupo Alimentação e Bebidas foi do leite pasteurizado, com 0,11 ponto percentual.

Em contrapartida, os combustíveis registraram queda de 1,69 por cento, puxados principalmente pela redução dos preços do álcool devido à maior produção de cana-de-açúcar. Nas bombas dos postos de abastecimento, o álcool combustível caiu 12,35 por cento.

O IPCA é utilizado pelo governo para balizar a política de metas de inflação. A meta fixada para o ano é de 4,5 por cento, com margem de variação de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo