Mesa do Bice

Instituições assinarão acordo pela dignidade da criança

O acordo será assinado por onze entidades que compõem a Mesa pro Bice Brasil  e formam uma rede nacional de proteção dos direitos das crianças

Da redação, com CNBB

Onze instituições que formam a Mesa pro Bice (Oficina Internacional Católica da Infância) assinarão nesta sexta-feira, 16, o Acordo de Cooperação pela dignidade e direitos das crianças e adolescentes brasileiros. A cerimônia ocorrerá na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), às 10h30.

O Bice, da qual também faz parte a CNBB, tem a missão de renovar, permanentemente, a vivência do compromisso com a dignidade das crianças e adolescentes, por meio do serviço educativo, pastoral, promocional e de proteção, defesa e garantia de seus direitos.

De acordo com a CNBB, o acordo tem por objetivo valorizar o trabalho conjunto das instituições católicas nacionais e internacionais e contribuir para a construção de um novo conceito de cidadania. Este conceito é pautado pelo respeito à dignidade e à promoção, defesa e garantia dos direitos de cada criança e adolescente. Para isso, estimula a atuação nas políticas públicas, na educação, e, na participação da criança e do adolescente, como eixos principais, promovendo a cultura inclusiva mediante estratégias de diálogo entre gerações e o exercício dos direitos.

Estarão presentes no evento de assinatura do acordo dom Guilherme Antônio Werlang, bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB; Olivier Duval, presidente da Bureau International Catholic de l´Enfance (Bice) e Edgar Genuíno Nicodem, presidente da Rede La Salle que representará a Mesa pro Bice Brasil. Os três estarão disponíveis para entrevistas após o evento.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra, também participará do evento.

Organizações

Assinam o acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros, membros da Mesa pro Bice: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec); Bureau International Catholique de l’Enfance (Bice); Cáritas Brasileira; Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Pastoral da Criança; Pastoral do Menor; Rede Jesuíta Brasil; Rede La Salle; Rede Salesiana do Brasil e a União Marista do Brasil.

O acordo com suas ações é voltado para gestores de políticas públicas, Conselhos Federais, Estaduais e Municipais, Fóruns, Organizações da sociedade civil e autoridades ligados ao trabalho da promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A Mesa pro Bice

As onze entidades que compõem a Mesa pro Bice Brasil formam uma rede nacional que visa reforçar ações para proteger os direitos das crianças. Ao assinar o Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros, as organizações ratificam compromissos e a firme determinação de responder às demandas e desafios contemporâneos.

O Bice

O Bureau International Catholique de l’Enfance (Oficina Internacional Católica da Infância) é uma rede católica internacional de organizações que se dedicam à promoção e proteção da dignidade e dos direitos das crianças e adolescentes. É uma organização sem fins lucrativos, age numa perspectiva cristã buscando desenvolvimento integral de todas as crianças. O Bice usa toda a sua força na promoção da dignidade das crianças e na garantia dos seus direitos, frequentemente violados. Seu ponto de partida é a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CRC).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo