Até a próxima quinta-feira, 28, o Brasil vive a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ideia é promover a conscientização sobre direitos e necessidades de quem tem esse tipo de deficiência. Nossa equipe acompanhou uma instituição em São Paulo que presta esse cuidado.
Reportagem de Aline Imercio e Gilberto Pereira
Robson nasceu com hidrocefalia. Aos 2 anos, a mãe Elisa constatou que o menino era surdo. 10 anos depois, Robson perdeu a visão. “Antes ele era só surto. Aí a gente dava aquele jeito na comunicação, ele fazia outras coisas, mas depois que ele perdeu a visão a gente caiu num mundo assim totalmente diferente, porque ele não tinha comunicação. Acho que sempre tem alguma luz no fim do túnel”, relembrou a mãe de Robson, Elisa Sato Gomes.
Essa esperança Elisa encontrou no Instituto AHIMSA. A instituição da capital paulista acolhe pessoas com deficiência múltipla. classificação dada ao conjunto de duas ou mais deficiências associadas. “A AHIMSA foi fundada, por profissionais e familiares. E na verdade a gente tinha muitas pessoas com deficiências múltiplas, principalmente com deficiência múltipla intelectual e visual, e depois na questão de questões neurológicas graves, que não tinham atendimento”, explicou a diretora da AHIMSA, Shirley Rodrigues Maia.
Com 34 anos de existência, a AHIMSA é uma instituição referência no apoio a pessoas com deficiência múltipla. São mais de 200 atendidos e os serviços oferecidos são baseados na educação e inclusão. A instituição que tem convênio com a prefeitura e o estado de São Paulo oferece ensino infantil e fundamental do primeiro ao 5º ano, além do contraturno escolar, aulas profissionalizantes e outras atividades.
“A gente vê em cada criança que aparece ou cada jovem ou cada adulto que vem aqui essa oportunidade. A gente recebe bastante adultos que foram realmente assim nenhum trabalho porque nunca acreditavam neles. E hoje estão aqui fazendo as oficinas, se sentem felizes”, retomou Shirley.
Com o tema ‘deficiência não define, oportunidade transforma, inclua a nossa voz’ a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla incentiva a inclusão promovida em trabalhos como da AHIMSA, iniciativa que para Elisa foi de grande ajuda a Robson. “Ele gosta muito. Eu acho que aqui foi uma luz que acendeu. Então, sempre tem um caminho”, afirmou Elisa.