Último mês

Inscrições para concurso do Hino do 17º Congresso Eucarístico Nacional

Falta um mês para o fim do concurso do Hino do 17º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado em Belém (PA) em agosto de 2016

Da redação, com Arquidiocese de Belém

Logo do XVII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em agosto de 2016 / Foto: Divulgação

Logo do XVII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em agosto de 2016 / Foto: Divulgação

Os interessados em participar do concurso para a escolha do Hino do XVII Congresso Eucarístico Nacional têm um mês para se inscrever e apresentar sua composição, letra e música. O concurso termina exatamente às 18 horas (hora local – 17h em Brasília, devido ao horário de verão) do dia 12 de janeiro de 2015.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional acontecerá em Belém (PA), de 15 a 21 de agosto de 2016, justamente no quarto centenário do início da evangelização da Amazônia e da fundação da cidade de Belém.

De acordo com o Edital de Seleção, divulgado pela comissão organizadora do evento, o Hino deverá obedecer a temática do Congresso “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” que tem como lema “Eles o reconheceram no Partir do Pão”.

A música deverá ter caráter solene e festivo, com duração mínima de 05 (cinco) minutos, obedecendo a forma convencional dos hinos litúrgicos populares, intercalando estrofe e refrão e incluirá ainda os objetivos do congresso, que celebra a Eucaristia como razão da vida eclesial e sentido da ação evangelizadora, exaltando todos os apóstolos missionários não só da região amazônica, mas de todo o Brasil, fortalecendo com o alimento da Fé o crescente empenho da Igreja em fazer Jesus na Eucaristia chegar a todos os cantos da Amazônia.

A composição deve ainda mencionar os 400 anos de fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará utilizando o texto como forma de divulgar a Palavra de Deus.

Acesse
.: Edital com a ficha de inscrição e termo de direito autoral

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, contou com participação de fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa. Deste modo reafirmamos nossa certeza de vida eterna, para além dos horizontes de nossa história! A partir dessa profissão explicita de nossa fé na Eucaristia, o Congresso Eucarístico busca as consequências práticas, o compromisso desse gesto tão sublime de adoração! Adorareis o Senhor em Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 24).

No Brasil já foram realizados 16 Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador (BA). Já a ultima edição, o XVI Congresso Eucarístico Nacional, aconteceu em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários. O XVII Congresso Eucarístico Nacional com tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, e lema, “Eles o reconheceram no partir do Pão”, acontecerá de 15 a 21 de agosto de 2016.

Esta é a segunda vez que Belém recebe este evento, a primeira aconteceu em 1953, foi a sexta edição do evento e teve como tema “A Sagrada Eucaristia, sacramento da unidade e da comunidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo