Metereologia

Inpe alerta sobre possível queda de granizo entre os estados do PR e SP

Fenômeno meteorológico pode ocorrer nas próximas 72 horas; saiba as recomendações da Defesa Civil

Da redação, com Inpe e SP Notícias

Previsão é de chuva forte acompanhada de descargas elétricas/ Foto: Sethink – Pixabay

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alertou nesta terça-feira, 26, para a possibilidade, nas próximas 72 horas, de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo entre os estados do Paraná e São Paulo.

Segundo o meteorologista do instituto, Luiz Kondraski, a maior probabilidade de incidência do fenômeno meteorológico será no norte e no sul do Rio Grande do Sul, na divisa entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, e no interior do oeste de Minas Gerais. As pancadas de chuva devem ocorrer principalmente no período da tarde.

O tempo também deve ficar bastante instável, com chuvas localizadas, desde o Mato Grosso até o centro-sul do Maranhão e do Piauí. A previsão é de chuva significativa no litoral norte da Bahia e na região norte do Brasil, principalmente no Amazonas, Acre e Rondônia, e no centro-sul do estado do Pará. Não deve chover entre o nordeste do Pará e o litoral norte do Rio Grande do Norte.

Recomendações da Defesa Civil

Em casos de fortes chuvas e ocorrências de raios, a Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda procurar abrigo e evitar áreas abertas. Para evitar acidentes, são recomendados cuidados para quem estará fora de casa: abrigar-se em uma casa, edifício ou em alguma instalação subterrânea, como estações de trem ou metrô; não sair do veículo, caso esteja dentro dele, além de fechar vidros e não encostar nas partes metálicas.

É pedido à população que evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, entre outros; que os banhistas saiam imediatamente do mar, rio, lago ou piscina; que se mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes e quiosques; o afastamento de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; que não se solte pipas ou porte objetos como varas de pesca e similares; que evite a locomoção por meio de bicicleta, motocicleta ou a cavalo. Se não houver abrigo por perto, a Defesa Civil recomenda aos cidadãos que fiquem agachados com os pés juntos até a tempestade passar e que não se deite no chão.

Os cuidados em casa durante a tempestade são: afastar-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; e afastar-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e não fazer uso de chuveiros elétricos. Em casos de emergência, o indicado é acionar a Defesa Civil, ou também os Bombeiros e a Polícia Militar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo