Meterologia

Inmet prevê chuva moderada a forte na Região Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a previsão de chuva moderada a forte e possibilidade de queda de granizo nesta terça-feira, 6, em áreas isoladas no oeste e sul do Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. A temperatura permanece em declínio, com o registro, no início da manhã, de 0,1 grau Celsius (°C) no município de Urubici, localizado na serra catarinense, região com altitudes próximas a 2 mil metros e que frequentemente registra as temperaturas mais baixas do Brasil.

Em Curitiba, a temperatura baixou 18 graus Celsius nas últimas horas. Os termômetros, que marcavam 30ºC na segunda-feira, 5, à tarde, e na manhã desta terça-feira, 6, marcam 12°C. O tempo chuvoso deve se estender até a sexta-feira, 9, devido à presença de áreas de instabilidade associadas à presença de um sistema de baixa pressão na Região Sul. No leste do Paraná, desde a madrugada são registradas chuvas fracas a moderadas de forma contínua. O meteorologista Samuel Braun, do serviço de meteorologia do estado (Simepar), confirma que o tempo está instável em boa parte do Paraná. No noroeste e no norte, as chuvas são mais fortes, acompanhadas por raios. Da região central até o leste, o céu está encoberto, com chuvas ocasionais.

Em Santa Catarina, até o final da semana, os totais diários de chuva serão significativos, com média diária variando entre 40 e 70 milímetros (mm), podendo superar esse valor em algumas localidades. A previsão é que haja acumulados significativos, próximos à média de todo o mês de setembro. Há risco de deslizamentos e alagamentos em áreas vulneráveis.

Neste feriado de 7 de Setembro, a previsão do Inmet é dia nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em Santa Catarina, no sul e no leste do Paraná. Nas demais áreas, o dia ficará parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no norte do Rio Grande do Sul, e no centro, norte e oeste do Paraná.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo