Artigo - Saúde e bem-estar

Início do inverno: veja algumas dicas para prevenir doenças comuns nesta época

Médica explica que cuidados de higiene devem ser maiores em crianças e idosos para prevenir infecção por vírus respiratórios

Ana Lúcia Vilela*

O inverno está chegando e com ele alguns problemas, então é preciso ficar atento para as medidas de prevenção contra as doenças respiratórias, comuns nesta época do ano, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Ambientes fechados com concentração de pessoas favorecem a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios. O vírus pode permanecer vivo no ambiente por até 72 horas e, em superfícies como corrimões, maçanetas e torneiras, por até 10 horas. Os cuidados de higiene, devem ser maiores em crianças e idosos.

No caso das crianças, principalmente na escola, além das mãos, os brinquedos e objetos de uso comum devem ser lavados com água e sabão ou higienizados com álcool gel a 70%.

Já nos idosos, o perigo está nas complicações vindas da gripe, como a pneumonia e agravamento de doenças respiratórias crônicas como enfisema, bronquite e asma, e outras doenças como diabetes. Uma das formas de prevenção é a vacina contra a gripe. A vacina não protege totalmente contra a infecção, mas uma vez infectada a pessoa desenvolve uma doença mais branda e com menos com- plicações.

Há diferença entre os sintomas entre gripe e resfriado. Os sintomas do resfriado são mais brandos e a febre baixa, já a gripe produz sintomas mais intensos, mais prostração e febre mais alta, e assim as complicações podem ser mais graves. Nos dois casos a cura é espontânea. Em caso de sintomas mais intensos, porém, ou pacientes mais frágeis, procurar o auxílio médico é sempre mais seguro.

Mesmo após a cura destas viroses, podem acontecer infecções causadas por bactérias que se aproveitam do sistema respiratório debilitado pela vírus. Assim, nos casos em que os sintomas não estão melhorando ou outros estão surgindo, procure um serviço de saúde.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo