NAS ESTAÇÕES DE TREM

Iniciativa oferece orientação para jovens em busca de estágio

Jovens que circulam por algumas estações da CPTM em São Paulo podem se inscrever, ao longo desta semana, em vagas de estágio e aprendizagem. A oportunidade também é oferecida de forma on-line para candidatos de todo o Brasil.

Reportagem de Flávio Rogério e Antonio Matos

A estação BRZ da CPTM é uma das mais movimentadas na capital paulista. Larissa, de 15 anos, estava passando com a família e aproveitou para buscar uma oportunidade de estágio na ação do CIEE, o Centro de Integração Empresa Escola. “Eu acho muito importante, porque assim, os jovens têm mais interesse pelo trabalho, e eles começam a ter mais criatividade”, disse a estudante, Larissa Nascimento. 

Além de se cadastrarem em uma vaga de estágio ou aprendizagem, os jovens de 14 a 24 anos também recebem orientação profissional. Tudo isso sem nenhum custo. “A ideia é a gente ir encontro dos estudantes. Então essa iniciativa especificamente ela tá sempre em estações de trens e metrô, tanto da CPTM quanto do metrô São Paulo. A gente também vai nas escolas, faculdades, tudo isso para ir de encontro com os estudantes. O CE também oferece cursos onlines gratuitos. A gente tem uma plataforma chamada CIEE Saber Virtual, onde os jovens também buscam essa preparação. Então tem diversos cursos, mais de 50 cursos onlines que eles conseguem se candidatar, que gereculo desse estudante”, explicou a analista administrativo do CIEE, Bruno Gomes.

A iniciativa segue até sexta-feira em quatro estações da CPTM, Brás, Luz, Palmeiras, Barra Funda e Tatuapé, com dias e horários alternados. Para quem está em outros estados também é possível buscar vagas e cursos pela plataforma online. “O CIEE nível Brasil. Então o jovem que tiver interesse em se candidatar às vagas de estágio ou de aprendizagem, ele consegue acessar o nosso portal. Só precisa fazer o cadastro na nossa plataforma. Ele consegue fazer online mesmo. E lá ele tem acesso às oportunidades de estágio e de aprendizagem”, reforçou ele. 

Com o cadastro atualizado, Larissa saiu com esperança de começar em 2026 já com uma remuneração. “Jovens precisam trabalhar para ajudar seus pais, então isso é uma porta muito aberta. Eles nos recebem muito bem, tem várias oportunidades e eu acho isso muito importante”, completou Larissa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content