Menor índice

Inflação do mês de abril é a menor desde 2006, segundo IBGE

O IPCA-15, que mede a inflação do dia 15 de um mês ao dia 15 do mês seguinte, funciona como uma prévia do resultado oficial

Da redação, com IBGE

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), houve uma variação de 0,21% em abril ― a menor registrada para um mês de abril desde 2006, quando o índice registrou 0,17%. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foram pesquisados nove grupos relacionados a produtos e serviços. Destes, somente o item Comunicação apresentou queda entre março e abril (-0,15%). Os demais permaneceram entre 0,02% de Educação e 0,69% de Saúde e cuidados pessoais ― este último, segundo a pesquisa, teve a maior variação do grupo e também o maior impacto.

Leia mais
.: Taxa Selic fica abaixo de 7% ao ano pela primeira vez na história

A queda no grupo Comunicação foi influenciada, sobretudo, pelo telefone fixo (-0,45%), em função da redução nas tarifas das ligações locais e interurbanas de fixo para móvel em vigor desde 25 de fevereiro.

Para o cálculo do IPCA-15 os preços foram coletados entre 16 de março e 13 de abril de 2018 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 16 de fevereiro a 15 de março de 2018 (base).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo