O evento será, neste domingo, 31. O tema da Jornada Nacional é “IAM da América a serviço da missão na Ásia”
Pontifícias Obras Missionárias
O Secretariado Nacional da Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), sediado em Brasília (DF), fez uma intensa mobilização com os grupos de IAM nos estados, dioceses e paróquias do Brasil, para celebração da 3ª Jornada Nacional da Obra. A jornada ocorre, neste domingo, 31, em mais de 30 mil grupos de IAM em funcionamento no Brasil.
O tema da Jornada Nacional da IAM em 2015 é “IAM da América a serviço da missão na Ásia”, continente que é tema das reflexões deste ano e é simbolizado por meio dos lencinhos de cor amarela, usados pelas crianças.
O lema ”Vocês são meus amigos” (Jo 15,14) é um desdobramento do lema geral da IAM “De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”. O propósito, segundo o secretário nacional da IAM, padre André Luiz Negreiros é sensibilizar as crianças e adolescentes a apoiar projetos missionários. Os donativos das crianças brasileiras apoiarão os projetos da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária na América.
A Obra
Criada na França em 19 de maio de 1843, a Obra da Infância e Adolescência Missionária completou 172 anos de fundação, data que será celebrada nesta 3ª Jornada Nacional. No Brasil, a significativa aceitação da metodologia desenvolvida com os grupos de crianças e adolescentes missionários, favoreceu o funcionamento de mais de 30 mil grupos.
A celebração
De acordo com padre André Negreiros, a 3ª Jornada Nacional contará com uma celebração especial nas dioceses e paróquias. “Nesta celebração festiva, crianças e adolescentes farão a consagração, durante a coroação de Nossa Senhora, recebendo o lencinho e o escuto da IAM. Em seguida, haverá a coleta do “Cofrinho Missionário”, com a oferta das crianças”.
Para melhor motivar a Jornada, o secretariado nacional da IAM, em Brasília, confeccionou cartaz e roteiro para a celebração. O secretário nacional acredita que a celebração fortalecerá o carisma missionário das crianças e adolescentes e estimulará a formação de novos grupos.