Semana Brasileira de Catequese

Indígena conta sua experiência na catequese

Deusimar é catequista há seis anos na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM). Seu nome indígena é Uahó que, na língua Tukano, significa “Mulher que surgiu das águas”. Deusimar ou Uahó, como gosta de ressaltar, conquistou a simpatia do público ao apresentar a experiência da catequese com os indígenas, na tarde desta quarta-feira, 7, durante a 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBS), em Itaici (SP).

Um dos pontos mais destacados por Uahó foi a necessidade de se trabalhar com o conceito de "catequese inculturada". “Nós não falamos catequese indígena, mas catequese inculturada”, disse Deusimar, corrigindo a utilização da expressão "catequese indígena". “Somos católicos desde a origem, porque, se acreditamos em Deus criador e a Igreja Católica também, então, acreditamos em Jesus”, explicou.

Durante sua exposição, Deusimar lançou um desafio e, ao mesmo tempo, um pedido: a realização de uma Semana Brasileira de Catequese com indígenas. Ela aponta duas razões para o pedido: “É preciso tirar a questão de catequese indígena e trabalhar a catequese inculturada. Além disso, queremos uma metodologia específica para trabalhar com os indígenas”, esclarece.

A catequista tem uma avaliação positiva da SBC em Itaici, sem perder de vista a catequese inculturada. “Esta semana ajuda na formação e abre nossos olhos para lutar por uma catequese inculturada. Além disso, fortalece nosso pensamento de termos subsídios para a catequese inculturada”, avalia, ao relatar que já possuem o Novo Testamento traduzido em sua própria língua.

Deusimar é do povo Dessano, que vive no Rio Tiqué, no Alto Rio Negro, e fala a língua Tukano, uma das três línguas indígenas reconhecidas oficialmente pelo município de São Gabriel da Cachoeira e pela Federação das Organizações Indígenas. As outras duas são a Banwa e Nheengatu. De acordo com ela, as 23 etnias indígenas presentes na região foram divididas em quatro grupos que adotaram uma destas três línguas.

Leia mais
.: Semana de Catequese dedica quinta-feira à reflexão bíblica e oração

.: Bento XVI invoca as "luzes do alto" sobre catequistas do Brasil
.: Bispo alerta como famílias têm terceirizado a formação religiosa

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo