IBGE

Índice de desemprego é o menor desde 2002

A taxa de desemprego é a menor desde 2002, quando o Instituto Brasileiro de Meteorologia iniciou a Pesquisa Mensal de Emprego. A desocupação indicada foi de 7,4%.

As pesquisas desenvolvidas pelo IBGE abrangem as seis maiores regiões do país: Porto Alegre e Belo Horizonte, onde o desemprego ficou abaixo da média e Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, que tiveram taxas acima da média.

622 mil postos de trabalho foram criados neste período, o que em números, representam 21,4 milhões de pessoas ocupadas.

Os homens representavam 55,5% da população ocupada, enquanto as mulheres, 44,5%. A população de 25 a 49 anos representava 63,5% do total de ocupados.

O número de trabalhadores com carteira assinada manteve-se estável em relação a novembro de 2007 e cresceu 7% na comparação com dezembro de 2006.

Na comparação mensal, dois grupamentos de atividade tiveram variação significativa: indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água (-2,7%), e comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis (2,7%). Frente a dezembro de 2006, houve altas em três deles: comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis (4,4%), Educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (4,7%) e Outros Serviços (5,4%).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo