Acidente

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em SP

Um brigadista morreu no incêndio que atingiu o Museu da Língua Portuguesa na tarde desta segunda-feira, 21

Da Redação, com Agência Brasil e Museu da Língua Portuguesa

Um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira, 21, causando a morte do brigadista Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhava no local. O homem sofreu uma parada cardíaca e foi levado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu. Em entrevista no local, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou a morte do brigadista e prestou solidariedade à família.

O incêndio começou por volta das 15h30 no primeiro andar do museu e se alastrou atingindo, principalmente, os últimos andares. O telhado foi bastante destruído pelas chamas.

O local mais afetado pelo fogo, segundo o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, abrigava uma exposição temporária de cenografia. Como o museu não recebe visitas às segundas-feiras, não havia visitantes no local na hora do incêndio. “Os acervos são a alma dos museus. Se não se perdeu o acervo, considero que é uma perda menor”, disse.

O acervo

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, disse que o acervo do museu é digital. “Temos cópias técnicas. A exposição de longa duração poderá ser refeita”, disse, acrescentando que a área expositiva foi toda destruída.

Em nota publicada em seu site, o Museu informou que o acervo virtual, marca do Museu da Língua Portuguesa, pode ser inteiramente reconstruído a partir dos backups e arquivos do museu. “Na exposição temporária em homenagem à Câmara Cascudo não havia peças originais, apenas réplicas e elementos museográficos”, acrescenta a nota.

Sobre o Museu

O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da capital paulista, o prédio foi inaugurado em 1867.

As portas foram abertas ao público no dia 21 de março de 2006. Dedicado à valorização e difusão do idioma, considerado patrimônio imaterial, recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes em nos primeiros três anos de funcionamento, tornando-se um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

A equipe é formada por sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas. O museu foi montado pelo governo do Estado de São Paulo, em convênio com o governo do estado de São Paulo. Foram usados cerca de R$ 37 milhões para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauração do prédio da Estação da Luz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo