Economia

Inadimplência do consumidor cai em setembro, mas aumenta no ano

O nível de inadimplência do consumidor brasileiro diminuiu 3% em setembro contra o mês anterior, na primeira queda mensal após seis altas consecutivas, informou nesta sexta-feira a Serasa Experian.

Na comparação com o mesmo mês em 2010, o indicador também desacelerou, mas ainda registrou alta de 23,3%. Nos nove meses até setembro, o índice de inadimplência acumula aumento de 23,4% sobre igual período de 2010, mesmo patamar visto em agosto.

De acordo com os economistas da Serasa, a antecipação do 13o salário aos aposentados, a redução dos juros e o menor número de dias úteis ante agosto fizeram a inadimplência recuar em setembro.

"Também contribuiu para o declínio do índice a maior facilidade oferecida pelos credores ao consumidor para renegociar dívidas", acrescentou a empresa.

Em setembro, todas as modalidades da inadimplência contribuíram para a queda mensal. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) caíram 3,3%.

Os cheques sem fundos diminuíram 10,3% e as dívidas com bancos tiveram queda de 0,9%. Já os títulos protestados recuaram 13,9%.

De janeiro a setembro, o valor médio das dívidas não bancárias caiu 14,8% contra igual período do ano passado, enquanto os títulos protestados, cheques sem fundos e dívidas não honradas com bancos apresentaram alta de 14,9, 7,9 e 0,6%, respectivamente.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo