A famosa pintura "A criação de Adão", de Michelangelo, recebe contornos contemporâneos. A figura de Deus aparece numa tela de televisão e aponta o dedo para Adão, que está sentado num sofá com o controle remoto nas mãos. A reprodução do material de divulgação da Semana Teólogica 2009, da Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP), indica quais representações o homem da atualidade pretende mostrar de Deus, especialmente nas mídias de inspiração católica. Esta é a proposta de discussão do evento, que nesta quinta-feira, 15, reuniu os representantes das TVs Canção Nova, Século 21, Rede Vida e Aparecida.
A partir do tema "Imagem e semelhança de Deus na mídia", a Semana tem como objetivo refletir sobre a propagação dos valores cristãos e evangélicos nos meios de comunicação social católicos. O encontro acontece desde terça-feira, 13 e vai até esta sexta, 16.
Ao destacar que o Brasil é pioneiro na evangelização pelos meios de comunicação, o diretor da Faculdade Dehoniana e mediador do debate, padre Joãozinho, scj, ressaltou que a Semana Teólogica representa um "evento histórico" por reunir as quatro maiores TVs católicas do país. "Ter os representantes de cada uma dessas TV's é uma vitória. É um evento histórico e alguém já disse até 'ecumênico' porque são emissoras com linhas bem diferentes, mas que se dispoem ao diálogo num espaço acadêmico e, portanto, neutro", comenta.
O diretor geral da TV Aparecida, padre César Moreira, apontou alguns desafios da recente emissora para, cada vez mais, alcançar o público: "O primeiro desafio nosso é chegar em todos os lugares. Para que as pessoas possam ver qualquer umas das TVs, primeiro elas têm que estar na casa. Depois, o segundo passo, é fazer com que pare no seu canal".
"Formar e transformar pessoas para que sejam, realmente, imagem e semelhança de Deus". Este é o objetivo apontado pelo fundador da TV Século 21, padre Eduardo Dougherty, para as emissoras católicas. Padre Eduardo enfatizou ainda que a principal proposta da TV Século 21 é anunciar Jesus e recordou a produção de telenovelas feita pela emissora a partir dos Evangelhos. Expressou, assim, o desejo de realizar mais produções desse tipo porque acredita que "o povo merece".
O diretor da Rede Vida de Televisão, João Monteiro de Barros Neto, aponta que a audiência das emissoras católicas tem aumentado consideravelmente e que o desafio para elas é buscar atingir um público maior, mas sem perder a qualidade. "Temos que crescer com consistência, mas sem abdicar dos nossos valores, atrás apenas da audiência", conclui Monteiro Neto.
A TV Canção Nova, que completa 20 anos em 2009, teve como representante padre Wagner Ferreira, que afirmou que a emissora conseguiu atingir uma maturidade porque manteve a fidelidade à sua missão e à sua inspiração inicial, permitindo ainda uma boa qualidade na grade de programação. "Comunicar Jesus Cristo requer também saber como comuicar. É sempre um grande desafio o modo como comunicar, porém essa maturidade nós devemos celebrar por causa da fidelidade [TV Canção Nova] à sua missão".
.: Veja mais fotos da Semana Teológica 2009
Leia mais
.: A Igreja necessita dos meios de comunicação,diz Dom Orani
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com