Preparativos

Imagem de Aparecida é preparada para festa da Padroeira

Restauradora prepara imagem de Nossa Senhora Aparecida para celebração da Festa da Padroeira

Da redação, com A12

O Santuário Nacional recebeu nesta segunda-feira, 29, a visita da restauradora de obras de arte Maria Helena Chartuni para realizar a conservação e preparação da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Novena e Festa da Padroeira, que tem início na próxima sexta-feira, 03. A manutenção é feita anualmente, sempre às vésperas da festa dedicada à Mãe Aparecida.

A restauradora Maria Helena Chartuni cuida da imagem de Aparecida há mais de trinta anos / Foto: A12

A restauradora Maria Helena Chartuni cuida da imagem de Aparecida há mais de trinta anos / Foto: A12

A imagem original da santa recebeu pinceladas de pigmentos e produtos especiais que ajudam a manter a integridade da peça, patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo e símbolo da devoção mariana no Brasil.

A restauradora realiza esses procedimentos há mais de trinta anos, desde que foi a responsável pela reconstrução sofrida após o atentado, em maio de 1978. Ela explica que as obras de arte podem ser afetadas pelas condições do meio ambiente, o que inclui fatores como umidade e luz.

A imagem da Padroeira só é retirada do nicho para celebrações especiais, como a Cerimônia do Manto, realizada mensalmente pela Campanha dos Devotos. Mesmo assim, ela recomenda a manutenção com luvas, “que não deixam digitais ou suor das mãos”, e outros cuidados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo