Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 15, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, cinco Igrejas Cristãs, membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), assinaram uma declaração mediante a qual reconhecem mutuamente o batismo administrado nas respectivas Igrejas. A cerimônia ocorreu durante a comemoração o I Congresso Missionário Ecumênico realizado de 14 a 17 de novembro em comemoração aos 25 anos do Conic.
“Há diversos elementos comuns da eclesiologia das igrejas-membro do Conic que apontam para um vínculo de unidade que congrega os fiéis numa vivência comum”, explica o assessor teológico do CONIC, padre Elias Wolff. A constatação de unidade em torno do batismo teve início em 1979 com a publicação do Ato de Reconhecimento Oficial e Bilateral da Administração do Sacramento do Batismo, celebrado entre católicos, luteranos e anglicanos.
Representando a Igreja Católica, o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, participou da cerimônia e assinou a Declaração denominada Ato de Reconhecimento mútuo da Administração do Sacramento do Batismo.
Mensagem pela celebração dos 25 anos do Conic