13 a 20 de maio

Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã 

Neste ano, Semana é realizada de 13 a 20 de maio e tem como tema “A mão de Deus nos une e liberta” 

Da Redação, com Arquidiocese de Brasília

Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018 / Divulgação

Igrejas cristãs de todo o Brasil celebram desde o último domingo, 13, a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que termina em 20 de maio, solenidade de Pentecostes. A ação é uma resposta direta à oração de Jesus em João 17:21, que diz: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), e acontece a nível mundial em duas épocas: no hemisfério sul, entre as Festas da Ascensão do Senhor e de Pentecostes; no hemisfério norte, no mês de janeiro.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Este ano, o material da SOUC foi preparado pelas igrejas do Caribe, região que possui complexa realidade política, com uma variedade de organizações governamentais, incluindo desde territórios coloniais (ingleses, holandeses, franceses e americanos) até nações republicanas.

O tema escolhido para este ano foi: “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21). Resgatando a história e as consequências do colonialismo, tanto no Caribe quanto na América Latina, a SOUC 2018 convida para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.

Para celebrar a Semana de Oração, todos os templos cristãos de todo o hemisfério sul são convidados a realizar celebrações ecumênicas, presididas por líderes religiosos.

Oferta da Semana de Oração

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais; e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance. Durante a semana, ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos.

Programação na Arquidiocese de Brasília

Na Arquidiocese de  Brasília, o evento iniciou nesta segunda-feira, 14,  com uma celebração na Igreja Episcopal Anglicana. Nesta terça-feira, 15, a celebração será realizada  na Igreja Luterana às 20h, e na quinta-feira, 17, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Consolata. A Semana será concluída com uma tarde de convivência no sábado, 19, na Escola Parque das 14h30 às 18h30. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo