Ano Lauretano

Igreja no Rio de Janeiro acolhe imagem peregrina da Virgem de Loreto

Imagem do Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Itália, chegou após o início do Ano Lauretano, ocorrido em 8 de dezembro

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Dentro das comemorações do Ano Lauretano, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Loreto chegou na pérgola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, 26, sendo recebida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta. A imagem da padroeira universal dos aviadores veio de São Paulo, transportada em um avião da Força Área Brasileira, sob os cuidados do comandante-geral da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Antes de chegar ao Brasil, a imagem que saiu do Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Itália, passou por Roma. “É uma honra receber a imagem da nossa padroeira por este ano de comemorações convocado pelo Papa Francisco e pela sua passagem em nossas bases militares”, disse o comandante da Ala 11, a antiga Base Aérea do Galeão, brigadeiro-do-ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

A imagem foi colocada numa berlinda e conduzida até a Ala 11 da própria Base Área do Galeão, onde foi realizada a missa de acolhida, presidida por Dom Orani e concelebrada por capelães das bases aéreas da cidade. Segundo explicou Dom Orani, o Ano Lauretano, iniciado em 8 de dezembro de 2019 e com prazo de encerramento para 10 de dezembro de 2020, foi convocado pelo Papa Francisco em comemoração ao centenário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como padroeira dos aviadores e de todos os que viajam de avião, a ser celebrado no dia 24 de março de 2020.

“Estamos felizes por receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Loreto em nossa arquidiocese e, junto com a Igreja no mundo inteiro, celebrar o Ano Lauretano. A imagem da padroeira chega quando estamos celebrando a Oitava de Natal, a Festa da Sagrada Família, cuja Casa de Loreto viveu Jesus, Maria e José, e também a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. São momentos celebrativos que marcam a fé de nosso povo e que remetem ao carinho que os cristãos dos séculos XII e XIII tinham em conservar a presença histórica de Cristo neste mundo. Será um tempo de bênçãos. Pedimos a Deus que nos ajude a pensar nas coisas do alto, e com Maria saibamos viver cada vez mais os valores do Evangelho”, disse.

Dom Orani acrescentou que este evento não estava planejado, mas ficou agradecido quando o capelão internacional de Roma ligou para confirmar o recebimento da imagem, que ficará na arquidiocese até o dia 5 de janeiro, passando pelas capelanias militares, pelo Aeroporto de Jacarepaguá e, no dia 31 de dezembro, estará aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado, para a missa de passagem do ano.

“A imagem peregrina também passará por outras paróquias da arquidiocese, sendo duas dedicadas a Virgem de Loreto. Uma dessas paróquias, situada na Freguesia, em Jacarepaguá, e erigida em 1661, tornou-se santuário em 1970, por ocasião dos 50 anos da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como padroeira dos aviadores, criado pelo nosso antecessor, Dom Jaime de Barros Câmara, a pedido da própria Aeronáutica”, recordou o arcebispo.

Na homilia, Dom Orani reafirmou que a Casa de Loreto foi conservada numa época em que estavam sendo dizimados todos os sinais cristãos da Terra Santa e, segundo a tradição, foi transportada pelos anjos até Loreto. Ele destacou a importância de se valorizar e conservar os sinais cristãos e, neste contexto, recordou a carta apostólica do Papa Francisco intitulada “Admirável sinal”, que aborda o significado e valor do presépio, que também é um sinal da presença de Jesus Cristo na história. Por outro lado, disse que este acontecimento visibiliza para os tempos atuais o respeito pela diversidade, ideias e religiões.

O arcebispo destacou ainda que Nazaré marcou a vida oculta de Jesus até os 30 anos, antes de dar início a sua vida pública. “Foi em Nazaré que Maria ouviu o anúncio que seria a mãe do Filho de Deus e disse seu ‘sim’. Quando se reza a Oração do Ângelus em Nazaré, se diz ‘aqui o Verbo se fez carne’, lembrando que foi em Nazaré que aconteceu o grande mistério onde o Verbo se fez carne no ventre de Maria”, disse.

No final da celebração, o comandante Bermudez agradeceu o acolhimento por parte de Dom Orani e salientou a sua alegria em participar do Ano Lauretano. “Para nós da Força Aérea Brasileira, é um tempo de júbilo. Temos nossos padroeiros, Eduardo Gomes, da Força Aérea Brasileira, e Santos Dumont, da aviação brasileira, mas Nossa Senhora de Loreto é a nossa padroeira celeste, a padroeira de todos os aviadores”, disse o comandante.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo