Outubro de 2019

Igreja no Brasil se prepara para viver Mês Missionário Extraordinário

Lançamento oficial da campanha será no dia 1 de outubro; tema será:  Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

CNBB

Dom Odelir José Magri / Foto: CNBB

No mês de outubro a Igreja vai vivenciar em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado pelo Papa Francisco para 2019 e que traz como tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo. No Brasil, o lançamento oficial da campanha será no dia 1 de outubro com uma celebração na Basílica de Aparecida (SP).

No entanto, semanas antes, em setembro, haverá um lançamento do Mês Missionário Extraordinário, na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, com os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e organismos vinculados a entidade.

O trabalho de mobilização para a campanha tem sido feito pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

O bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Dom Odelir José Magri explica a ideia é que cada arqui/diocese, cada paróquia faça o seu momento de abertura do Mês Missionário Extraordinário. “Vamos dar um destaque para o chamado gesto concreto que acontece no final de semana do Dia Mundial das Missões, aquela saída, aquele momento de vigília e a coleta missionária, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro”, destaca.

Dom Odelir ressalta ainda que o material de divulgação compostos pelo subsídio da novena missionária, cartazes, santinhos e envelopes para o Dia Mundial das Missões foram enviados a cada arqui/diocese, prelazia do país. A cruz missionária, símbolo escolhido para motivar o mês missionário, também está sendo enviada. “Esse é o material que o pessoal tem em mãos para poder encaminhar e fazer com que esse mês aconteça com as mais diversas iniciativas que estão sendo programadas a nível de todo o Brasil”, completou.

Neste ano, a Campanha Missionária vai apresentar uma novidade com relação aos vídeos da novena. Com a constante evolução da tecnologia e em resposta ao crescente uso da internet, os DVDs com os vídeos de testemunhos missionários foram substituídos por pencards, podendo ser compartilhados em todas as paróquias que compõem a diocese. “Nós temos dioceses que estão com processo das santas missões populares, uma delas, por exemplo a nossa diocese de Chapecó (SC) e que o pessoal está valorizando esse aspecto da visita no sábado da vigília missionária”, disse.

Já está disponível o Guia para o Mês Missionário Extraordinário. O objetivo da obra é servir às dioceses em suas necessidades de formação e animação missionária, preparando os fiéis ao redor do mundo para se viver o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para outubro deste ano, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo