Comemorações

Igreja festeja dia do primeiro santo brasileiro: Frei Galvão

Nesta terça-feira, 25, a Igreja Católica no Brasil celebra o dia do seu primeiro santo: Frei Galvão. Em Guaratinguetá, terra natal de Santo Antônio de Sant' Anna Galvão, o dia é de comemorações.

O Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, localizado no bairro Jardim do Vale, recebe neste dia um grande número de fiéis vindos de todo Brasil, pessoas que testemunham as graças alcançadas e os sacrifícios para chegar até Guaratinguetá.

“Eles contam as graças alcançadas, as horas de viagem, o sonho de conhecer este santuário. É muito bonito ver o testemunho de fé das pessoas”, destaca o reitor do Santuário, padre Roberto Lourenço da Silva.

Para padre Lourenço, o exemplo de Frei Galvão é um incentivo aos sacerdotes para a vivência da santidade.

“Sentimo-nos pequenos diante do exemplo de vida de Frei Galvão – sua vivência do Evangelho, seu carinho pelos pobres e excluíveis – isso faz com que a gente cresça como sacerdote, procurando cada vez mais a fidelidade na vivência do Evangelho”, ressalta o padre.


Festividade

Na cidade natal de Frei Galvão é feriado e durante todo dia há uma programação comemorativa. A Missa solene foi celebrada às 10h presidida pelo Dom Bispo de Caraguatatuba, Dom Carlos Altieri. Às 17h terá início procissão pelas ruas da comunidade e, em seguida, uma Missa presidida pelo Reitor do Santuário.

Pílulas milagrosas

Os milagres atribuídos a Frei Galvão estão ligados à cura de doenças, especialmente câncer e cálculo renal, além de complicações em partos.

O santo é bastante conhecido por suas pílulas milagrosas, que começaram a ser feitas por ele mesmo.

Ao ter sido procurado por uma jovem que sofria de cólicas renais, Galvão escreveu em um pedaço de papel uma frase do Ofício de Nossa Senhora, em que pedia sua intercessão. Depois de enrolar o papel em forma de pílula ele entregou à jovem, que ficou curada.

Depois de vários casos como este, Frei Galvão ensinou as irmãs do Convento a fazer as pílulas, o que é feito por elas até hoje. As pílulas são distribuídas gratuitamente em Guaratinguetá na Igreja Matriz e na Casa de Frei Galvão.

“É uma benção não só para nossa Arquidiocese, mas para todo Brasil, ter Frei Galvão intercedendo por nós”, destaca padre Lourenço.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo