Celebração

Igreja comemora o dia de São Jorge, o Grande Mártir

Martirizado no ano de 303, São Jorge servia ao imperador romano Diocleciano, perseguia cristãos e renunciou a tudo para seguir o Santo Evangelho

Da redação, com Arquidiocese do RJ

A Igreja comemora nesta segunda-feira, 23, o dia de São Jorge, santo que pertenceu a um grupo de militares romanos liderados por Diocleciano que perseguia cristãos. São Jorge renunciou a tudo para seguir Jesus Cristo e espalhar o Evangelho.

“São Jorge foi um grande defensor da fé”, escreveu o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. “São Jorge, que é santo da Igreja Católica, traz, porém, um apreço de inúmeras pessoas e grupos que o têm em grande consideração. São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Aragão, Lituânia, da cidade de Moscou e de muitos outros locais e entidades. Muito venerado em outros lugares, inclusive em todo o nosso Estado e cidade, onde é inclusive feriado”, reiterou.

Por ter-se rebelado contra o imperador romano e se recusar a ser um opressor contra os cristãos, São Jorge foi perseguido, preso e ameaçado e morto, tornando-se mártir da Igreja Católica. Acabou, porém, renunciando à própria vida, entregando-se ao Evangelho. “As multidões que acorrem às nossas igrejas nessa festa solene de São Jorge peço que Deus conceda pela ação do Espírito Santo a mesma força de ânimo para testemunharem Jesus Cristo em meio a um mundo adverso como fez São Jorge no seu tempo”, exaltou Dom Orani.

Paróquias do Rio preparam festas

Diversas paróquias no Rio de Janeiro prepararam festas para celebrar o Dia de São Jorge. A Paróquia São Jorge, em Quintino, comemorou seu padroeiro com tríduo de 19 a 21 de abril. No dia dedicado ao padroeiro, 23 de abril, houve adoração ao Santíssimo Sacramento e uma apresentação teatral sobre a vida de São Jorge, às 4h20, seguida de missa da Alvorada, às 5h. As missas ocorrerão às 11h30, 13h30, 16h30 e 18h. Dom Orani presidiu a missa das 10h.

A Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, festejou São Jorge com tríduo e bênção de 19 a 21 de abril. No dia 21 de abril, realizou uma missa comunitária e, no dia 22, organizou missas às 8h, 10h e 12h.

A Capela São Jorge, no Largo do Bodegão, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, realizou missas às 6h, 8h, 10h. A próxima será às 18h. Dom Orani presidirá a próxima às 14h. Por fim, a Capela São Jorge, no Largo do Bodegão, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, festejou seu padroeiro com missas às 6h, 8h, 10h e 18h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo