6 de novembro

Igreja celebra 5 anos da beatificação de Bárbara Maix

Religiosa foi beatificada em 2010, em Porto Alegre; Ela dedicou sua vida ao trabalho aos mais pobres no Brasil

Da redação, com assessoria ICM

Nesta sexta-feira, 6, a Igreja Católica no Brasil recorda os cinco anos da Beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM).

Bárbara Maix foi beatificada em 2010 em Porto Alegre / Foto: ICM

Bárbara Maix foi beatificada em 2010 em Porto Alegre / Foto: ICM

A religiosa, nascida em Viena, na Áustria, viveu sua vocação e missão no Brasil, doando-se ao trabalho com os mais pobres, especialmente, crianças e adolescentes órfãos.

Sua beatificação foi realizada em 2010, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, o então Papa Bento XVI publicou um decreto reconhecendo que Bárbara Maix viveu os valores do Evangelho.

“Expressamos nossa gratidão pela declaração pública e oficial da Igreja proclamando Madre Bárbara Bem-Aventurada, feliz por ter vivido o Evangelho. Relembramos a extraordinária celebração do dia 06 de novembro de 2010, em Porto Alegre: dia que marcou a vida de muitos, que se tornaram portadores dos valores humanos e espirituais sustentados e defendidos por Bárbara Maix”, destacou a postuladora da causa de Canonização, Irmã Gentila Richetti.

Celebrações

Dois eventos serão realizados no Rio Grande do Sul para celebrar a memória de Bárbara Maix, um em Porto Alegre, onde está a Sede Geral da Congregação, e outro em Caxias do Sul.

Nesta sexta, 6, haverá uma Missa em Ação de Graças, às 19h, no Santuário São Rafael, local que guarda o relicário com os restos mortais da religiosa.

O santuário está localizado na Rua Riachuelo, 508, centro de Porto Alegre. O mesmo endereço abriga, também, o Memorial Bárbara Maix e estará aberto a visitações.

Já no domingo, 8, no distrito de Santa Lucia do Piaí, Caxias do Sul/RS, será realizada a 4ª peregrinação ao monumento que retrata o milagre de Deus por intercessão de Bárbara Maix – a cura do menino Onorino Ecker.

Na mesma oportunidade, a Congregação fará a abertura oficial do Ano Vocacional ICM.

Quem é Bárbara Maix

Ela nasceu em 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria. Perseguida pela Revolução de 1848, mudou-se para o Rio de Janeiro. No ano seguinte, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Residiu no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Dedicou-se ao serviço da caridade através da educação e acolhida às crianças órfãs, filhos de escravos, das vítimas da peste e aos mutilados pela Guerra do Paraguai. Faleceu no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos de idade.

O milagre, acolhido pelo Vaticano para a beatificação, foi a cura do menino Onorino Ecker. Em julho de 1944, então com 4 anos, Onorino caiu sobre uma fogueira, tendo o corpo totalmente queimado. Hospitalizado com queimaduras de terceiro grau, foi desenganado pelo médico que o atendeu. Irmãs ICM e familiares invocaram a intercessão de Madre Bárbara. Em menos de 15 dias, a criança estava completamente curada.

Processo de Canonização

Beatificação-de-Bárbara-Maix-2010

Cerimônia de Beatificação realizada em 2010 / Foto: ICM

Para que seja declarada santa, a Igreja pede a comprovação de mais um milagre, ocorrido após sua beatificação. “Enquanto aguardamos a hora de Deus para a Canonização de Bárbara Maix, vamos solidificando em nós a graça da Beatificação, fazendo o nosso caminho de santidade, nos fortalecendo na fé, na esperança e no amor de uns para com os outros, assim como Deus quer que vivamos”, afirma a postuladora da causa.

Oração para pedir a intercessão de Bárbara Maix

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir, sempre e em tudo, a Vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, Vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a Graça de que tanto precisamos (pedido). Pedimos, também, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, a Canonização de Vossa fiel serva, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!
Bem-Aventurada Bárbara Maix, rogai por nós!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo