Artigo- Saúde e Bem Estar

Idosos e o perigo das quedas

Geriatra alerta sobre o perigo das quedas em idosos

Ana Lúcia Vilela*

Idosos e o perigo das quedas

Cerca de 30% dos idosos caem uma vez ao ano./ Foto: Agência Brasil.

Nesta semana vamos conversar sobre um assunto comum, mas pouco falado, quedas entre os idosos.

Cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano, e dos que caem metade cairão novamente até um ano depois. Estes dados nos levam a pensar que apenas melhorias no ambiente não bastam.

O projeto “casa segura” é uma ótima iniciativa, pois nos leva a corrigir erros no ambiente de casa que podem levar a quedas, já que a maioria delas acontecem em ambiente domiciliar, principalmente no quarto e banheiro.

Boas ideias

Por isso, barras de apoio no boxe e perto do vaso sanitário, manter a luz acesa a noite, para iluminar o caminho do quarto ao banheiro, são medidas muito úteis.

Evitar tapetes e evitar excesso de mobília libera o caminho para o idoso se locomover melhor em casa.

Mas os fatores relacionados à própria pessoa contribui muito mais para as quedas, que o ambiente. Problemas para andar, falta de força muscular e falta de equilíbrio, assim como o uso de várias medicações ao mesmo tempo, podem aumentar o risco de quedas.

Reduzindo os riscos

Estamos diante de um problema de saúde pública já que as quedas são a principal causa de morte externa em idosos.

Exercício físico, otimização da medicação, ir regularmente ao médico, evitar medicamentos que afetem o equilíbrio, e controle das doenças crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo), são estratégias que podem reduzir o risco de quedas.

_________________________

*Ana Lúcia Vilela é Medica graduada pela UFRJ, Especialista em Clinica Medica pela UERJ e Especialista em Geriatria pela SBGG/ AMB. Atua como Geriatra do INTO. Preceptora em psicogeriatria no CPRJ.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo