CNBB

Homenagem a Dom Hélder Câmara é tema da Missa em Itaici

A Santa Missa, celebrada nesta segunda-feira, 27, na 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, foi dedicada à memória dos bispos falecidos após a última Assembleia, em Itaici, Indaiatuba (SP). Presidida pelo Bispo Diocesano de Uruguaiana (RS), Dom Aloísio Alberto Dilli, a cerimônia destacou também a celebração ecumênica e a sessão comemorativa do centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara, um dos fundadores da CNBB, falecido em 1999.

Dom Aloísio, ao lembrar os bispos falecidos, recorda que em vida eles alimentaram, constantemente, a esperança de plena comunhão com o Senhor, o Resusscitado. “Assim cremos que esteja acontecendo”, ressaltou o prelado. [leia a homilia na íntegra]

O encontro com Jesus, fundamental para o início da formação dos discípulos missionários, também foi assunto desta Celebração Eucarística. Segundo o bispo, esse fato é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber.

“Conhecer Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-Lo é uma graça e transmitir esse tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher. Portanto, este encontro com Jesus Cristo produz uma mudança em nosso pensar e em nosso viver. Uma verdadeira conversão de vida que acaba no discipulado missionário em comunidade, pois não pode existir cristão fora dela”, afirma Dom Aloísio ao citar o Documento de Aparecida.

Veja mais fotos no Flickr

Lembrando Estevão, cheio de graça e poder como quem fazia prodígios e grandes sinais entre o povo, como mencionado na leitura dos Atos dos Apóstolos, o presidente da Eucaristia deseja que esse grande santo seja fonte de inspiração para a vida de discipulado e de missão. “Que também nosso rosto se transfigure sempre mais na imagem do Senhor, por nossas palavras, nossas ações, sobretudo, pelo corajoso testemunho do martírio cotidiano ou até do derramamento do próprio sangue, se o sacrifício exigido for extremo”, enfatizou.

Durante todo o dia, os 330 bispos que participam deste encontro vão retomar, nesta segunda semana, o debate do tema central “Formação presbiteral: desafios e diretrizes”. No início da tarde, prelados e toda a mídia presente no local vão se reunir para uma coletiva de imprensa. Em seguida, o concílio vai discutir temas diversos, como a semana da Amazônia; os padres, religiosos e leigos Fidei Donum no Brasil, a mobilidade humana e as comunicações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo