Vacinação

Campanha de multivacinação termina nesta sexta-feira

Postos de saúde de todo país aguardam cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes para atualizar caderneta de vacinação

Da redação, com Ministério da Saúde

Foram 12 dias de mobilização em 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos na campanha/Foto: Rovena Rosa-Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira, 22, a campanha de multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios. Com o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido” a ação promove a atualização da caderneta de crianças e adultos, com a distribuição de 13 vacinas para crianças até nove anos, e oito para adolescentes de 10 a 15 anos. Até o final da tarde desta sexta-feira, postos de saúde de todo país aguardam cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes.

Foram 12 dias de mobilização em 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos na campanha, segundo dados do Ministério da Saúde, que enviou 143,9 milhões de doses de vacina de rotina aos estados, além de 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas. Figura infantil de peso nas campanhas de vacinação, Zé Gotinha reforça a convocação de pais e crianças no último dia da campanha, participando de intervenções em escolas do Distrito Federal, Salvador e São Paulo.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que mais da metade (53%) do público-alvo não está com calendário de vacinação completo. No site oficial do Ministério e nos postos de saúde, foi realizada uma forte divulgação e comunicação preventiva para reforçar o alerta para o acesso às vacinas a fim de evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas.

O Programa Nacional de Imunizações distribui cerca de 300 milhões de imunobiológicos anualmente, dentre vacinas e soros, além de oferecer à população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo