Outubro - Mês missionário

Grupo de oração e terço online: formas inovadoras de evangelizar

Explorar os recursos virtuais como campo de missão é um pedido da Igreja a todos os fiéis. O Papa emérito Bento XVI, ao anunciar em 2010 a mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, afirmou estar aberta uma nova fase para a missionariedade da Igreja: a da evangelização na Internet.

No Brasil, já é possível verificar inúmeras iniciativas que, por meio da rede mundial de computadores, levam a Palavra de Deus a um grande números de fiéis.

Uma das iniciativas, é o Grupo de Oração virtual produzido pela WebTV do Sistema Canção Nova de Comunicação. O encontro virtual acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 14h30, e é transmitido ao vivo, exclusivamente pela internet.

O programa é apresentado pela missionária Eliana Ribeiro e os internautas têm a oportunidade de interagir com a apresentadora, enviando seus pedidos de oração e testemunhos.

De acordo com a produtora do Grupo de Oração online, Leila Lima, a ideia do programa surgiu pensando naqueles que trabalham e estudam e não têm oportunidade de ir a um grupo de oração na cidade onde moram. Ela afirma que o resultado do trabalho é imediato; o publico é fiel e são os principais divulgadores da iniciativa.

“É interessante! As pessoas que não podem assistir por causa do trabalho, do chefe (vamos dizer assim), colocam fone e escutam, rezam junto! Muitos testemunham sobre a palavra anunciada naquele momento, das direções, do conforto, do consolo que receberam no momento da oração. Temos muitos testemunhos. Vale a pena!”, afirma Leila.

Outro projeto de missão online é o Terço via Skype promovido pela Casa da Juventude Comunidade Católica (CAJU), na Arquidiocese de Belém (PA).

O vice-Coordenador do Núcleo Missionário de São Paulo, Marcelo Coelho, explica que a oração acontece todas as sextas-feiras, a partir das 20h. Para acompanhar o Terço, basta adicionar o usuário "comunidadecaju" no skype.

A proposta visa fortalecer a espiritualidade e a mística do carisma da comunidade, ou seja, “levar o povo à alegria da Ressurreição”.

Marcelo afirma que a iniciativa – no início, voltada apenas para os membros da comunidade – tornou-se uma forma inovadora e simples de evangelizar as pessoas que procuram um encontro com Deus. Ele testemunha ainda que os frutos do trabalho já ultrapassaram as fronteiras do Brasil.

“Podemos dizer que o principal fruto deste momento, que começou exclusivamente comunitário, foi o alcance que conseguimos, sem pretensão, com a oração pelo Terço. Já houve vezes em que pessoas da Itália e da República Tcheca rezaram conosco”, conta.

A missão da Igreja junto aos meios de comunicação

Já no Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI escreveu na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi sobre a necessidade de anunciar a Palavra de Deus pelos meios de comunicação de massa. "No nosso século tão marcado pelos "mass media" ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios conforme já tivemos ocasião de acentuar", diz Paulo VI.

Para a produtora da WebTVCN, Leila Lima, a exortação de Paulo VI é atual e contemporânea. “E nós, como Igreja, não podemos deixar de usar a internet como ferramenta de evangelização”, disse a missionária.

“As pessoas postam todo tipo de conteúdo, e nós, como Igreja, temos o direito e o dever de usar desse meio para informar, formar e evangelizar com qualidade, aqueles e aquelas, que têm sede de Deus. E quem sabe aquele (a) que não está no meio, buscando um conteúdo de evangelização, encontra-o e, a partir dele, tem seu encontro pessoal com Cristo!”, ressaltou. “Portanto, é de suma importância utilizarmos da internet como uma ferramenta para evangelização”, conclui Leila Lima.

O Vaticano já divulgou o tema da mensagem para Dia Mundial das Comunicações 2014: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Em comunicado oficial, o Papa Francisco deixou um convite para redescobrir no encontro pessoal e através dos meios de comunicação social a beleza da fé e do encontro com Cristo.

           

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo