A crise financeira americana já começa a afetar a economia de muitos países. Mesmo assim, aqui no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, descartou a criação de um pacote de emergência do Governo para amenizar os efeitos da crise financeira internacional. Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que medidas estão sendo tomadas, principalmente para não faltar créditos aos agricultores.
Assista à reportagem
Na manhã de ontem, o presidente Lula convocou uma reunião com os principais ministros e recomendou cuidado especial na oferta de crédito para os empresários, especialmente com a chegada do Natal.
Segundo Guido Mantega, o presidente deu carta branca para evitar a falta de crédito no Brasil. O ministro anunciou a antecipação de 5 bilhões de reais em empréstimos para os agricultores.
Já o secretário de comércio exterior, Welber Barral, foi cauteloso e afirmou que a crise ainda pode afetar o país nos próximos 90 dias. Barral disse ainda, que se o dólar continuar subindo, o Natal do brasileiro vai ter mesa farta de produtos nacionais.
Leia mais
.: Reflexos da crise americana na Bolsa de Valores de SP