Pandemia

Governo de SP antecipa abertura de hospital para tratar COVID-19

Hoje foi primeiro dia de quarentena oficial no estado; presos de SP vão produzir máscaras

Da redação, com Governo de São Paulo

O Governador João Doria confirmou nesta terça-feira, 24, que o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, terá a abertura antecipada para atendimento prioritário a pacientes infectados pelo novo coronavírus, causador da doença COVID-19. A unidade será aberta ao público na próxima segunda-feira, 30.

“Esse hospital já estará operando, a partir do dia 30 de março, a sua primeira etapa de Unidades de Terapia Intensiva. A segunda etapa será no dia 15 de abril. Isso vai melhorar a assistência da população que vive no litoral norte”, afirmou Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A abertura estava inicialmente prevista para o fim deste semestre. Inicialmente, serão disponibilizados 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria. Também está prevista a abertura de outros dez leitos de UTI na segunda quinzena de abril.

Coordenadora interina do Centro de Contingência do Coronavírus, a médica Helena Sato ressaltou a importância de que moradores de todas as regiões de São Paulo cumpram as medidas de isolamento para evitar a disseminação do vírus. “Ficar em casa é a vacina que nós temos. Essa é a grande responsabilidade de todos nós enquanto cidadãos”, explicou.

Produção de Máscaras

O governador também anunciou que reeducandos do sistema prisional do Estado vão auxiliar nas ações de prevenção ao novo coronavírus. A Secretaria da Administração Penitenciária adquiriu insumos para produção de 320 mil máscaras descartáveis de proteção. A confecção tem início a partir de hoje.

A previsão é que sejam produzidas 26 mil peças por dia nas fábricas adaptadas especialmente para a produção das máscaras. Cerca de 200 reeducandos de várias regiões do Estado, de penitenciárias masculinas e femininas, vão confeccionar as máscaras de proteção descartáveis para uso em procedimento simples (não-cirúrgicos).

As fábricas tiveram seu parque fabril adaptado para a confecção das máscaras. As oficinas foram higienizadas e foi criado um protocolo de entrada para garantir a higiene das peças, feitas em TNT duplo. As máscaras serão vendidas a preço de custo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo