Anúncio foi feito hoje pelo Presidente Temer; greve dos caminhoneiros chega ao quinto dia
Denise Claro
Da redação
O presidente Michel Temer disse em pronunciamento nacional na tarde desta sexta-feira, 25, que autorizou o uso das forças federais para desbloquear estradas, ocupadas por caminhoneiros em greve. O pronunciamento aconteceu no Palácio do Planalto.
Segundo Temer, a decisão de acionar as forças federais foi tomada devido ao fato de uma “minoria radical” de caminhoneiros não terem cumprido com sua parte do acordo, firmado ontem a noite, entre as partes.
“Quero anunciar um plano de segurança imediato para acionar as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo. Não vamos permitir que a população fique sem os gêneros de primeira necessidade, que os hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas e crianças fiquem sem escolas. Quem bloqueia estradas de maneira radical será responsabilizado.” disse Temer.
A greve dos caminhoneiros começou há cinco dias contra os seguidos aumentos do preço do diesel. O movimento tem fechado algumas estradas, o que já impacta no abastecimento de combustível em algumas regiões do país. As principais reivindicações da categoria são a redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS e o fim da cobrança de pedágios dos caminhões que trafegam vazios nas rodovias federais que estão concedidas à iniciativa privada.