Rio de Janeiro

Governo alerta para risco de doenças após chuvas

Depois das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, na semana passada, a preocupação agora é com o risco de contrair doenças. O estado alerta a população que teve contato com a água contaminada.

Assista à reportagem

As enchentes e deslizamentos de encostas deixaram milhares de famílias desabrigadas e sem serviços básicos de saneamento, transporte e energia elétrica. Condições que oferecem graves riscos para a população afetada.

As primeiras doenças transmitidas pela água contaminada a aparecerem são a gastroenterite e a hepatite A. Mas a maior preocupação das autoridades de saúde é com a leptospirose, doença transmitida através da urina do rato, que pode matar.

Febre, dor de cabeça e dor no corpo, principalmente nas panturrilhas são alguns dos principais indícios de leptospirose. As secretarias de Saúde do estado e do município ainda não registraram um aumento no número de casos, pois os sintomas levam uma média de três semanas para se manifestar, mas os médicos já estão em alerta.

Funcionários da vigilância sanitária estão nas ruas para informar a população sobre essas doenças. As pessoas que tiveram residências inundadas e estão retornando às suas casas devem fazer a desinfecção das caixas d’água, de utensílios domésticos, das paredes e do chão com hipoclorito de sódio. Produto que já está sendo distribuído nos postos de saúde.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo