Chiara Lubich

Fundadora dos Focolares é homenageada no Paraná

A fundadora do Movimento dos Focolares e presidente honorária da Conferência Mundial das Religiões pela Paz, Chiara Lubich, foi homenageada em uma sessão solene Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira, 23.

“Chiara Lubich é um nome reconhecido internacionalmente em razão do trabalho desenvolvido em prol da unidade e da fraternidade universal”,  destacou o deputado Stephanes Junior (PMDB), autor da iniciativa.

Na ocasião foi efetuada a entrega de diplomas aos representantes do Centro Internacional do Movimento Focolares, presente atualmente  em 182 países, e da Conferência Mundial das Religiões pela Paz para o Brasil, Ana Maria Pigoni e João Manoel Motta. .

“Ela tinha um grande carisma e nos deixou um exemplo único”, salientou a representante da Conferência Mundial das Religiões pela Paz.

Ana Maria Pigoni teve a oportunidade de conviver com a fundadora do Movimento dos Focolares e conta que o ideal proposto por Chiara era vivenciado diariamente por ela e todos os seus companheiros.“O equilíbrio pregado por ela, por sua obra, envolve hoje milhares de pessoas que buscam viver o Evangelho no dia a dia”, destaca.

Para a jovem Patrícia Baruel, que falou em nome dos jovens, a dedicação em tantos momentos, seus ensinamentos sobre a importância da fraternidade, mostra para a juventude como “enxergar o mundo, encontrando o caminho para a felicidade”.

Entre as diversas condecorações internacionais recebidas por Chiara Lubich, que faleceu em 2008, está o Prêmio Unesco para a Educação à Paz (em 1996), quando a instituição reconheceu que o Movimento dos Focolares lança pontes entre as pessoas, as gerações, as categorias sociais e os povos.

“É um ato simples, modesto, mas que representa nosso sincero reconhecimento a quem um dia tão bem definiu o poder de transformar da política, com a frase 'a política é o amor dos amores’”, disse o deputado.

Durante a solenidade, o diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Areovaldo Figueiredo, fez o lançamento de um selo personalizado, que circulará pelo mundo todo, e também destacou o exemplo deixado pela homenageada.

A sessão solene foi presidida pelo deputado Jonas Guimarães (PMDB) e contou com as presenças do secretário Luiz Carlos Hauly, da Fazenda – que representou o governador em exercício Flávio Arns; da secretária Maria Tereza Uille Gomes, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; da ex-Cgovernadora Emília Belinati; do deputado Duílio Genari, e inúmeras outras autoridades e amigos.

Memorial Chiara Lubich

O Bosque do Trabalhador, na Cidade Industrial de Curitiba, ganhou o Memorial Chiara Lubich. O prefeito Luciano Ducci inaugurou o espaço cultural no sábado, 20, com a presença de representantes italianos e brasileiros do Movimento dos Focolares, lideranças comunitárias e moradores da região.

“A Chiara Lubich foi uma grande mulher, desde jovem ajudou as pessoas e mobilizou as famílias. Ela também sempre se dedicou as causas dos trabalhadores e aqui no Bosque do Trabalhador é o local ideal para prestarmos essa homenagem a ela”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Leia mais
.: Focolares realizam ‘laboratório’ para vida cristã
.: Empresas brasileiras dão exemplo de economia baseada na comunhão
.: Movimento dos Focolares propõe solução para desigualdade social
.: João Paulo II entendia os diversos carismas doados por Deus
.: Movimento dos Focolares promove Jornada Ecumênica Internacional

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo