A Fundação SOS Mata Atlântica realiza a 4ª edição do "Viva a Mata", mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, das 10 às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O evento tem como objetivo comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista e informar e conscientizar a sociedade. Na edição passada, o Viva a Mata reuniu mais de 100 projetos e recebeu mais de 75 mil pessoas interessadas em conhecer o que está sendo feito no País pelo Bioma e aprender sobre como melhorar sua relação com o meio ambiente.
O evento oferece uma vasta programação com palestras, debates, 20 estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, lançamento de livros, atividades com voluntários e exposições de ONGs que atuam em diversas regiões do Brasil com projetos pela conservação da Mata Atlântica.
O Grupo de Voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica vai promover atividades de conscientização ambiental de maneira criativa por meio do Túnel dos Sentidos, onde os participantes devem entrar de olhos vendados e experimentar cheiros, texturas e sons da floresta. Eles também incentivam a reflexão sobre atitudes mais sustentáveis no cotidiano das pessoas, com jogos e painéis de informações no sábado e no domingo.
A Fundação Tamar participa do Viva a Mata pela quarta vez consecutiva, mostrando seu programa para proteção de tartarugas marinhas em extinção no estande Costa Atlântica. Nesse ano, o estande terá cinco réplicas de tartarugas em tamanho natural que chegam a mais de dois metros de comprimento. Já a organização Arte em Pneus transforma pneus velhos em arte e ensina a técnica como meio de capacitação profissional e inclusão social. No estande de Reciclagem haverá exposição de bancos, cadeiras, mesas e pula-pula, todos feitos de pneus.
Nessa edição do Viva a Mata serão divulgados dados inéditos do Atlas da Mata Atlântica, apontando a taxa de desflorestamento e as áreas mais críticas em 10 dos 17 estados onde há remanescentes florestais. Haverá também o lançamento do livro Voluntariado Socioambiental – História, experiências e práticas na Fundação SOS Mata Atlântica, em 31/05, às 15h.
O evento é aberto ao público.
Informações: SOS Mata Atlântica