Revista Online

Formas de celebrar o Natal em outras culturas

A tradição dos festejos do Natal encontra diferentes maneiras nas diversas culturas do mundo. De modo especial, os países europeus têm grande similaridade nas comemorações, mas os países orientais possuem tradições bastante distintas.

Na Polônia, por exemplo, a família reúne-se em volta da mesa, enfeitada com a manjedoura. O momento culminante da ceia, que acontece na noite do dia 24 de dezembro, é a “Oplatek’. É o momento de aproximação das pessoas. É, portanto, um momento de reconciliação, de perdão. Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes. A meia noite, os poloneses assistem a missa do galo.

Na Alemanha, país rico em tradições natalinas, o momento mais importante do Natal é quando a família se reúne, durante a ceia ou o almoço. Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, entoam cânticos e acendem as velas da árvore. Nas famosas “Feiras de Natal” se pode comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras de presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.

França: Um dos pontos fortes do Natal francês é a qualidade e diversidade dos alimentos servidos na ceia. Cada região tem o seu prato tradicional: na acácia, o prato principal é o ganso. Em outras localidades, o peru com nozes e, para os parisienses, as ostras são o prato predileto. Os franceses, gostam muito do presépio, geralmente feitos em peças de cerâmica. O sul do país é conhecido pela confecção de peças do presépio.

China: Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel. Também as árvores de Natal que são chamadas de “árvores de luz’, são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel. No entanto, a grande maioria dos chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável no final de janeiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo