9 a 12 de julho

Formação missionária será tema de Congresso de Seminaristas

Evento promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias será realizado de 9 a 12 de julho em Belo Horizonte (MG)

Da Redação, com POM

Cartaz de divulgação

Cartaz de divulgação

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem, de 9 a 12 de julho desse ano, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. O evento será na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG) e deve reunir cerca de 300 pessoas entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

O objetivo do Seminário é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário. O tema das reflexões será “O missionário presbítero para uma Igreja em saída” e lema “Ide sem medo para servir”.

Cartaz de divulgação

O cartaz do evento acaba de ser divulgado. Na imagem um jovem sobressai do globo entre os mapas dos continentes. Os traços ligam o corpo do jovem presbítero ao mundo indicando a realidade onde ele deve viver sua missão. Uma das linhas contorna a cabeça do jovem e desce ao longo do corpo em forma de cajado. Esta, com outro traço vindo do mapa, formam uma cruz sobre seu coração. O missionário presbítero como bom pastor, tem a missão na mente e no coração.

A veste branca na mão esquerda tem estilo de uma túnica para indicar que o jovem deve viver atento à vocação à qual foi chamado, mas, ao mesmo tempo, deve vivê-la junto ao povo, por isso a manga direita é de uma camisa. Tudo está unido à missão de Deus Trindade retratado nas três linhas que contornam a parte esquerda do desenho.

O cartaz contém as cores missionárias dos continentes (vermelho, amarelo, verde, azul e branco) que somados ao globo e ao mapa simbolizam a missão universal, na qual as Igrejas locais estão convocadas a cooperar. Essa visão é reforçada pelo tema do Congresso.

A ideia original do cartaz é do seminarista Silas de Oliveira, da Comunidade de Ação Pastoral, em Pouso Alegre (MG) e a arte final de Wesley T. Gomes, designer das POM.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo