Reação

"Fiquei impactado", diz 1º bispo de Votuporanga (SP) após nomeação

Posse de Monsenhor Moacir na nova diocese de Votuporanga está prevista para o dia 22 de outubro deste ano, às 16h

Monique Coutinho
Da Redação

O Papa Francisco instituiu nesta quarta-feira, 20, a diocese de Votuporanga (SP) e nomeou como primeiro bispo  Monsenhor Moacir Aparecido de Freitas.

Padre Moacir Aparecido de Freitas / Foto: CNBB

Padre Moacir Aparecido de Freitas / Foto: CNBB

Em entrevista à nossa equipe, o monsenhor, que é do clero da diocese de São Carlos (SP) e desde 2008 é diretor espiritual no Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos”, em Campinas (SP), disse que, apesar de feliz, foi um impacto receber a notícia.

“Eu estava recebendo a notícia do novo bispo da minha diocese e ao mesmo tempo recebendo o convite para assumir uma nova diocese. Então eu fiquei muito impactado. De um lado feliz por ser o novo bispo, mas, por outro lado, também tendo que orientar toda a minha vida nessa nova missão.”

Apesar do susto, monsenhor Moacir afirma que esta é uma oportunidade de organizar coisas dentro dos princípios e diretrizes da Pastoral da Igreja. “É uma oportunidade de fazer um alicerce mais coerente com essa orientação da Igreja”, acrescenta.

Padre Moacir cita três características fortes de um bispo e reconhece que a partir do momento que assumir este novo cargo, suas responsabilidades mudarão. “As novas responsabilidades de um bispo são três: de anunciar Jesus Cristo, santificar o povo de Deus para que a graça Dele se mantenha no nosso meio, e apascentar o povo de Deus naquela parcela do povo de Deus em Votuporanga.”

A posse do novo bispo na diocese de Votuporanga está prevista para o próximo dia 22 de outubro, às 16h, sendo que a data de sua sagração episcopal ainda não foi divulgada.

Votuporanga

Com território desmembrado das dioceses de São José do Rio Preto e Jales, ambas no Estado de São Paulo, a nova diocese em Votuporanga terá uma superfície de 7.694 km², para cerca de 172 mil e 500 cristãos católicos.

O município que dá nome à diocese está situado na região noroeste do estado de São Paulo. A cidade foi fundada em 8 de agosto de 1937 e é conhecida por “Cidade das Brisas Suaves”, dada a etimologia do termo Votuporanga. A sede da nova diocese fará parte do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo