Para concorrer, são aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010 e os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas
Da redação, com Agência Brasil
Nesta quinta-feira, 6, terminam as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, são ofertadas 61,5 mil vagas. A partir desta edição, passam a valer as novas regras do Fies. Os juros sobem de 3,4% para 6,5%, e os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os participantes do Fies terão desconto de 5% nas mensalidades. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.
Nesta edição do programa, a oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5.
Leia mais
.: Fies vai considerar classificação de alunos no Enem
Com as novas regras, os financiamentos não serão concedidos por ordem de inscrição, mas por concorrência. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.
Os estudantes pré-selecionados devem concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.
O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos.