Desde a semana passada, está em vigor uma sobretaxa de 50% sobre parte das exportações brasileiras. De acordo com estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), mais de 150 mil postos de trabalho, formais e informais, serão perdidos no país em até dois anos.
Reportagem de Aline Campelo e Sanny Alves
Com a redução dos postos de trabalho, a publicação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais estipulou quase 3 bilhões de reais em perdas de renda para as famílias brasileiras. “Um estudo muito amplo e dinâmico que impacta não somente a empresa afetada, mas toda a sua cadeia de fornecimento”, falou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Além do corte de empregos, a simulação realizada pelo estudo da FIEMG também apontou redução do Produto Interno Bruto. “Demonstra de maneira muito clara que alguns setores serão mais impactados do que outros, mas de uma maneira geral toda a economia sofre com esse impacto”, reforçou Flávio.
A indústria de siderurgia, calçados, madeira e máquinas mecânicas lidera as perdas. No agronegócio, a pecuária aparece como um dos setores mais afetados, especialmente pela exclusão da carne bovina da lista de isenções. Com o resultado, a cadeia da carne pode perder espaço no mercado externo. Na cadeia produtiva, centenas de milhares de trabalhadores empregados em abastecimento de insumos, produção, distribuição e logística serão diretamente afetados. Os reflexos atingem ainda o comportamento do consumidor e desafia o poder estratégico do setor.
Para o economista Mateus Pisani, a redução do PIB deve representar um corte expressivo de postos de trabalho. “As tarifas anunciadas pelo governo Trump para as exportações brasileiras devem, de fato, promover uma desaceleração do PIB brasileiro, ao menos nos primeiros anos de vigência. Isso porque as exportações são um dos principais pilares do cálculo do PIB, o que significa que quanto maior o seu nível de exportação, maior tende a ser também o crescimento do PIB ao final de determinado ano”, analisou o economista, Matheus Pires Mariniello Pizzani.