Saúde

Fevereiro Laranja: ação em Taubaté (SP) conscientiza sobre leucemia

Campanha Fevereiro Laranja acontece em todo o Brasil; doença atinge 257 mil pessoas no mundo a cada ano

Denise Claro
Da redação, com colaboração de Ana Elysa Castro

A cada ano, no mês de fevereiro, é comemorado o Fevereiro Laranja, campanha que visa alertar sobre a leucemia.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos. Uma das principais características é o acúmulo de células doentes na medula óssea, onde as células de sangue são formadas.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que a cada ano, no mundo, são 257 mil novos casos.

Durante esse mês, a Aspal Hemogrupo, entidade sem fins lucrativos de Taubaté (SP) que atende pessoas com doenças no sangue, promove neste mês, ações de conscientização sobre a leucemia.

Ação será promovida em Taubaté pela Aspal Hemogrupo juntamente com o Hemocentro da cidade./ Foto: Divulgação

Para a relações públicas da entidade, Mirela Santos, as cores de campanha são como uma forma alegre de voltar a atenção das pessoas para algum tema importante, e destaca a importância de em fevereiro, se falar sobre a doença:

“Como os sintomas da leucemia podem ser confundidos com os de gripe (febre, suores noturnos, perda de peso sem motivo aparente, dores nas articulações, nos ossos, desconforto abdominal), um dos nossos objetivos no trabalho de conscientização é orientar as pessoas que, ao perceberem alguma alteração, procurem um médico e façam exames, de sangue ou um mielograma (exame de medula óssea).”

Segundo Mirela, o tratamento é feito por meio principalmente da quimioterapia, e também pelo recebimento de medula. Há quatro tipos diferentes de leucemia, e para cada caso, um tratamento com maior eficácia. Mirela enfatiza a importância de esclarecimento a toda a sociedade quanto à doação do líquido, que pode ajudar na recuperação de quem sofre com a doença:

“Qualquer pessoa pode procurar o Hemocentro mais perto da sua região, para entrar no cadastro de doadores. Primeiro se faz uma doação de sangue, e por ela se consegue ver a questão da compatibilidade. Depois tem outros exames para ver se está tudo bem com a saúde do doador, se ele pode mesmo doar. Dando positivo, a doação da medula pode ser feita.”

As ações de conscientização promovidas pela Aspal neste mês acontecerão em shoppings de Taubaté, em parceria com o Hemocentro (Núcleo de Hemoterapia de Taubaté) e diversos profissionais da saúde, como nutricionista, enfermeiro e psicólogo, para reforçar as informações com lojistas e transeuntes:

“Vamos conversar com as pessoas que passarem por lá sobre os sintomas e a importância da doação da medula óssea, também para desmistificar, porque muita gente tem receio de doar porque acha que dói muito, ou não fazem o processo completo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo