EVENTO

Festival de Café movimenta fim de semana em São Paulo

O Brasil é considerado um dos maiores exportadores de café do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria do Café, o Sudeste com 41,7% e o Nordeste com 26,9% são as regiões que mais consumiram café em 2024. Em São Paulo, acontece um festival de café que busca valorizar as origens e aproximar o público das histórias e iguarias.

Reportagem de Nathália Cassiano e Tiago Gualberto

Em qualquer momento do dia, o cafezinho é algo indispensável na mesa de muitos brasileiros. De acordo com a Embrapa, o Brasil é o maior produtor exportador de café do mundo, responsável por 38% da produção global. Na zona sul da capital paulista acontece o São Paulo Coffee Festival 2025, dedicado a celebrar a comunidade e a cultura do café no país. O evento valoriza as origens e aproxima o público das histórias e iguarias do café.

O empresário, Caio Alonso Fontes, explicou o conceito da feira. “Então, a gente criou esse festival que faz parte de uma rede de festivais ao redor do mundo, nas principais capitais e trouxemos para São Paulo para celebrar essa cena de café especiais, trazendo o consumidor, que é aquele que é apaixonado pela bebida café, conectando com toda essa cadeia que é o produtor e todas esses agentes que estão aqui, apresentando suas soluções, seus produtos, suas marcas”.

Nesta quarta edição são esperados mais de 16.000 visitantes. O festival apresenta 150 marcas de café e oferece atividades interativas, workshops e boa comida.“A gente tem a parte o sensory room, que é uma sala onde as os participantes fazem algumas imersões ligadas aos aromas e aos paladares”, completou ele.

A Associação Brasileira de Indústria do Café, aponta que nos últimos anos houve um aumento no consumo total do café no país. O Sudeste com 41,7% e o Nordeste com 26,9% são as regiões que mais consumiram café em 2024. E este ano aqui na feira acontece a torra do café ao vivo para quem desejar levar para casa.

Liana é fundadora de uma das empresas pioneiras em café aromatizado e conta que começou pequena, parecia um sonho.  “E o que a gente não perde de vista nunca são três coisas: a qualidade, a inovação, que a gente não pode parar de inovar e o relacionamento com o cliente”, relatou a empresária, Liana Baggio Ometto.

Quem visita a feira e aprecia o café partilha a sua experiência.  “Eu adoro café, é o combustível do dia a dia. E eu e a minha amiga, a gente estava visitando aqui em São Paulo, passeando em todos os lugares, estava aqui no parque andando de bicicleta, a gente passou aqui pela frente, a gente ‘meu Deus a gente precisa vir aqui’”, contou a médica, Ana Luiza Oliveira.

A passeadora de cães, Flávia Nicolau, também contou sua experiência.“Tô adorando. É um bom lugar para vir passear, para tomar café, para quem tá fazendo negócios, para fazer network, é muito bom. Já tô com bastante cafeína no sangue”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo