O Ano da Fé será encerrado na Arquidiocese do Rio de Janeiro neste sábado, 23, véspera da Solenidade de Cristo Rei, com a "Festa da Unidade Arquidiocesana".
O evento, marcado para as 13h30, na Catedral de São Sebastião, pretende reunir fiéis de todas as paróquias e comunidades e contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti.
O Terço da Misericórdia será recitado a partir das 15h. Também acontecerão palestras, testemunhos, adoração ao Santíssimo Sacramento e o canto do Credo. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, às 17h.
Segundo o bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, a Festa da Unidade é um desejo do coração de Dom Orani para que fosse realizada uma celebração única, com a participação de fiéis de todas paróquias e comunidades, sem eventos paralelos.
“Que os fiéis de todas as paróquias e comunidades da nossa arquidiocese tenham o olhar voltado para a nossa arquidiocese, para que possamos celebrar juntos”, afirmou Dom Roque.
Dom Orani destacou que, a partir deste ano, no sábado que anteceder a Solenidade de Cristo Rei, será celebrada a Festa da Unidade.
“Todas as paróquias, capelas, movimentos e associações estão sendo convocadas para participar. Será um momento de agradecermos o dom da fé e refletirmos sobre os desafios da Igreja”, motivou o arcebispo.
Regional Leste 1
Na parte da manhã, durante a Assembleia Geral do Regional Leste 1 da CNBB, no Sumaré, acontecerá a celebração de encerramento do Ano da Fé, reunindo os bispos das dioceses do Estado do Rio de Janeiro. A Missa será presidida por Dom Orani, que é presidente do Regional Leste 1, a partir das 9h.
O Ano da Fé, que teve início em outubro de 2012, foi proclamado pelo Papa Bento XVI para marcar os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.