sétima edição

Festa da Unidade 2019 abre Ano Missionário na Arquidiocese do RJ

Evento acontece no dia 30 de novembro; além da abertura do Ano Missionário, Arquidiocese do RJ encerrará o Ano Vocacional

Da redação, com Arquidiocese do RJ

A Arquidiocese do Rio de Janeiro promove no dia 30 de novembro, com início às 8h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a sétima edição da Festa da Unidade, que neste ano tem como tema: “Missionários da unidade” e como lema: “Ide por todo mundo e a todos pregai o Evangelho” (Mt 16,15). O evento marcará a abertura do Ano Missionário na Arquidiocese do Rio.

Para o vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre Wagner Toledo, o lema da festa reforça o chamado missionário: “O lema ‘Ide por todo mundo e anunciai o Evangelho’ provoca o maior desejo de realizar a obra do Senhor no coração de todos os fiéis, em comunhão com Dom Orani”. O sacerdote também destacou a unidade dos vicariatos da arquidiocese no evento.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, cônego Cláudio dos Santos, afirmou que a festa é uma oportunidade para que todos percebam o desejo da Igreja de ir ao encontro das pessoas. Santos destacou que a Cruz Missionária e o estandarte serão acolhidos no dia 30 de novembro, e reforçou o convite da Arquidiocese para que todos usem no dia uma camisa branca e tragam na mão um lenço da cor do seu vicariato, representando a unidade.

“Independentemente de qual vicariato, o importante é que todos estaremos reunidos, como Igreja que somos, para fazer esta obra de Deus, que é levá-Lo ao coração daqueles que estão mais afastados. Em cada local nesta cidade Deus pode ser encontrado. Para isso, cada pessoa é chamada não mais a esperar que o outro venha até nós, mas devemos ser uma Igreja mais do ir do que do vir”, completou.

Ainda sobre a união dos fiéis, o vigário episcopal do Vicariato Sul, padre Geovane Silva, ressaltou  que esta será uma oportunidade única que todas as paróquias do Rio, com as diversas manifestações de fé, possam se encontrar em torno de um único tema, que é a unidade da Igreja do Rio. “Vejo que a celebração da Festa da Unidade é fundamental, porque nós somos diferentes, mas pertencemos a um só corpo. Neste momento de celebração nós tomamos a consciência de celebrar como um só corpo”, frisou.

A Festa da Unidade contará com animação e música, conduzidas por Olívia Ferreira, reflexão e oração do padre Antônio José e será encerrada com missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. A festa representa também a passagem do Ano Vocacional Sacerdotal para o Ano Missionário.

Cônego Cláudio fez um balanço sobre o Ano Vocacional: “Eu percebo que foi extraordinário no sentido de suscitar, através da Pastoral Vocacional e do empenho de tantos padres nas comunidades, o desejo dos jovens de seguir a Deus. No findar desse Ano Vocacional Sacerdotal, nós tivemos um saldo bastante positivo”.

A Festa da Unidade foi criada em 2013 por Dom Orani, para promover a unidade de toda a Arquidiocese do Rio, indo ao encontro de seu lema episcopal: “Para que todos sejam um”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo