Devoção

Festa da Penha completa 450 anos e é celebrada de forma virtual

Com isolamento social, devido à pandemia do coronavírus, Festa de Nossa Senhora da Penha tem programação diferenciada e peregrina pela Grande Vitória

Da redação, com Arquidiocese de Vitória

Imagem de Nossa Senhora percorre ruas e avenidas de Vitória e Vila Velha / Foto: Arquidiocese de Vitória

Nesta segunda-feira, 20, a Igreja no Brasil celebrou 450 anos da maior festa religiosa do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, uma das três maiores do país. Diante da impossibilidade de aglomerar pessoas, este ano, a Festa da Penha precisou se reinventar.

Um dos momentos mais significativos da programação foram as duas peregrinações da imagem pelas ruas e avenidas de Vitória e Vila Velha.

Na noite de sábado, 18, a Romaria das Famílias peregrinou pelas ruas de Vitória. A imagem de Nossa Senhora foi transportada pelo carro dos bombeiros, acompanhada por dois ônibus e um mini-trio, indo ao encontro daqueles que estavam impedidos de fazer a tradicional e histórica romaria dos homens. Ao longo do percurso, os fiéis participaram de suas casas piscando as luzes, acendendo velas e lanternas do celular.

Na noite de domingo, 19, a imagem voltou a passear pelas ruas, desta vez, de Vila Velha, para homenagear aquelas que sempre realizaram a Romaria das Mulheres.

Da mesma forma, os fiéis acompanharam o trajeto da imagem de suas casas. Uma carreata seguiu a imagem pelas ruas, e quem estava nos veículos ia acenando com lenços brancos e piscando as luzes de celulares. Na orla de Vila Velha, moradores piscavam as luzes dos apartamentos, e penduraram toalhas verdes e brancas em suas janelas, para saudar a padroeira do Estado capixaba.

Mensagem da CNBB

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou uma mensagem destacando que a devoção a Nossa Senhora da Penha, neste tempo desafiador, resplandece como grande dom de Deus.

“Somos convidados a nos deixarmos tocar pelo exemplo da amada Mãe Maria Senhora da Penha e assim fortalecermos a nossa fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo. Lembremo-nos sempre de que ser fiel aos ensinamentos de Jesus exige compromisso com o próximo, que é irmão e irmã. Isso significa respeitar o importante isolamento social seguindo as recomendações das autoridades em saúde para salvarmos vidas. Significa, principalmente, dedicamo-nos ao serviço da solidariedade, pois muitos precisam de nós”.

Informações CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo