Uma novidade que promete dar mais segurança às transações digitais. O Banco Central, agora, disponibiliza o botão de contestação do PIX, que permite ao usuário solicitar devoluções de forma totalmente on-line e prática.
Reportagem de Nathália Cassiano e Adilson César Rodrigues
Tatiane mora no Rio de Janeiro, tem um canal no YouTube, fez o investimento e acabou caindo em um golpe Pix e não conseguiu recuperar o dinheiro. “Aí o banco levou uns quatro dias para analisar e falou que não podia fazer nada porque a conta do Pix que a gente fez já tinha sido esvaziada”, contou a infoprodutora, Tatiane da Silva Alves.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança referentes ao ano passado mostram cerca de 24 milhões de brasileiros como vítimas de golpes financeiros envolvendo Pix. O novo botão de contestação do Banco Central funcionará para casos de fraude, golpe ou falha operacional.
“Vai ser possível próprio consumidor dar início a ao registro e a devolução caso existam ainda valores nas contas desses fraudadores”, explicou a pesquisadora de Infraestruturas Públicas Digitais do Idec, Viviane Fernandes.
Segundo o Banco Central, essa ferramenta será feita de forma totalmente digital. Isso vai facilitar a contestação de uma transação via Pix. “O consumidor vai poder aumentar a possibilidade de ter o dinheiro restituído, porque vai ser mais rápido a tentativa de bloqueio das contas fraudulentas”, completou Viviane.
Entre no site do Procon, procure atendimento no Procon da sua cidade para ter maiores orientações, para evitar qualquer dissabor, qualquer aborrecimento numa transação bancária que pode gerar muito mais prejuízo”, concluiu a diretora de Assuntos Jurídicos do Procon(SP), Patricia Dias.




