TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Feira do Empreendedor 2025 deve receber mais de 100 mil pessoas

Começou, na capital paulista, uma feira voltada para os empreendedores que estão em busca de conhecimento ou troca de experiências. Só no primeiro trimestre deste ano, o Brasil registrou a abertura de mais de um milhão e quatrocentos mil pequenos negócios.

Reportagem de Flavio Rogério e Antonio Matos

Érica quer abrir o próprio negócio. A ideia é vender vestidos confeccionados por sua irmã.

“Eu quero ver como que eu faço, por onde começar. Por isso que eu vim aqui pegar dicas, pegar informações, ver cursos para mim alavancar dessa parte”, disse a professora, Erica Cara. 

Se a intenção é abrir um negócio ou aprimorar as técnicas de gestão, os visitantes de todo o país encontram respostas precisas na feira do empreendedor do Sebrae.

“Nós temos aqui um espaço para todas as pessoas, para pessoas que já empreendem, que querem empreender, estudantes, muita novidade, vão encontrar muita informação, capacitação, vão ter palestras muito importantes também, vão ter uma agenda para desenvolver o empreendedorismo para você que já tem um negócio, para você evoluir no seu negócio ou pessoas que pretendem empreender em algum momento”, contou o diretor superintendente do Sebrae(SP), Nelson Hervey Costa.

A feira é dividida em sete eixos temáticos com diversas atrações. Nesse espaço, o foco é a inteligência artificial. A ideia aqui é mostrar como essa tecnologia pode auxiliar os empreendedores. 

“Então, a gente tá trazendo startups, soluções digitais que implementaram suas soluções em negócios e trouxeram resultados reais. A gente tem uma série de pequenos conteúdos, de 25, 30 minutos, onde vão falar sobre vários cases de sucesso, onde os empreendedores vão poder conhecer soluções e saber como eles implementam a inteligência artificial nos seus negócios”, explicou a consultora de inovação do Sebrae(SP), Letícia Jorge. 

Renata é do Amapá e não perdeu tempo, buscou logo a área dedicada à inteligência artificial. “É um tema que para mim é muito relevante, porque nós temos que trazer essa parte tecnológica para o nosso dia a dia enquanto empreendedora, porque eu também sou empresária, da área contábil, então pra gente vai facilitar muito o nosso trabalho”, afirmou a contadora, Renata Souza. 

Nos espaços imersivos é possível confeccionar peças em 3D e tirar dúvidas com especialistas na área.

Robson se encantou com uma das oficinas. “E é bastante curioso. Não tinha ideia de como era feito e aqui eu tô tendo a experiência de poder provar. Muito interessante”, falou o empresário, Robson Sereno. 

O evento prossegue até sábado, na zona sul da capital paulista, e deve reunir mais de 100.000 pessoas. “Está uma grande feira, mais de 1000 expositores. A gente espera que seja uma oportunidade para todas as pessoas. É gratuito. Empreendedorismo é um caminho para gerar renda e seu sustento, mas é um caminho que precisa ter preparo e aqui tem tudo isso à disposição gratuitamente da população”, completou Nelson.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo