No próximo sábado, 29, a Família Salesiana, da Inspetoria do estado de São Paulo, vai se reunir no Santuário Nacional de Aparecida (SP) para a X Romaria Salesiana. “Toda a congregação, desde o ano passado, está retornando às raízes do fundador. E neste ano, estamos focando os 150 anos de fundação dos salesianos”. É com esta motivação que o coordenador da Romaria, o irmão salesiano Antonio Carlos, explica a realização do evento.
A Romaria vai reunir todos os grupos da Família Salesiana, da Inspetoria do estado de São Paulo e cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a caminhada até o Santuário, onde vai ser celebrada a Santa Missa, às 12h, presidida pelo bispo emérito de Tubarão (SC), o salesiano Dom Hilário Moser. A celebração vai ser transmitida pela TV Canção Nova.
Irmão Antônio Carlos comenta que a Romaria será um importante momento para apresentação dos grupos da Família Salesiana e para que os filhos de Dom Bosco demonstrem sua devoção ao santo e à Virgem Maria. “Esta é uma maneira de agradecermos a Nossa Senhora por todas as conquistas que tivemos neste ano”, afirma o salesiano.
A novidade deste ano é a presença, pela primeira vez, da Comunidade Canção Nova como membro da Família Salesiana. A comunidade foi admitida oficialmente no dia 21 de janeiro de 2009, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. “É o grupo caçula”, brinca Irmão Antonio Carlos ao falar do ingresso da Canção Nova à Família Salesiana e do desejo que sempre teve da comunidade fazer parte “dessa grande árvore criada por Dom Bosco”.
A Família Salesiana
São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, fundou a organização internacional dos salesianos, que está presente, atualmente, em 128 países. O atual reitor-mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez Villanueva, é o 9° sucessor de Dom Bosco.
Dom Bosco iniciou não só a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), mas também o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a Associação dos Cooperadores Salesianos.
Incluindo estes e outros que surgiram em diversas partes do mundo, a Família Salesiana compreende hoje 27 grupos, oficialmente reconhecidos, que vivem em comunhão recíproca a missão iniciada pelo santo, a partir de seus carismas específicos.
Em 2008, no dia 25 de março, os membros do XXVI Capítulo Geral reelegeram padre Pascual como reitor-mor dos salesianos para um período de seis anos. Ele é o 9º Sucessor de Dom Bosco e foi eleito pela primeira vez em 3 de Abril de 2002, durante o XXV Capítulo Geral, sucedendo ao padre Juan E. Vecchi, falecido no mês de janeiro desse mesmo ano.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com